segunda-feira, 20 de junho de 2016

As três penas - Irmãos Grimm - Atividades para o 6º ano

AS TRÊS PENAS



Era uma vez um rei que tinha três filhos. Dois deles eram NNTLTGIEIESE               ____________________ e sensatos, mas o terceiro não falava muito, era simplório e só chamado de Bobalhão.

Quando o rei ficou velho e fraco e começou a pensar no seu fim, não sabia qual dos seus filhos deveria RRHDAE_____________ o seu OIERN _______________. Então ele lhes disse:

- Ide-vos em GMEVAI_____________, e aquele que me trouxer o mais belo TTEEPA___________, este será o meu herdeiro, após a minha TMOER_____________.

E para que não houvesse SSSSCÇEÕDIU________________ entre eles, o rei levou-os em frente do OAECSTL________________ soprou três penas para o ar e falou:

- Para onde elas voarem, pra lá ireis.

A primeira voou para EEOST__________, a segunda, para TSLEE__________ e a terceira voou reto para a EENFRT_____________, mas não foi longe, logo caiu ao chão. Então um irmão partiu para a direita, outro para a esquerda, e eles zombaram do Bobalhão, que teria de ficar lá mesmo, no lugar onde ela caiu.

O Bobalhão sentou-se no chão, HNOOTIRST____________. Aí ele reparou de repente que ao lado da pena havia uma porta de alçapão. Ele levantou-a, viu uma AAECSD_________ e desceu por ela. Então chegou à outra porta, bateu e ouviu lá dentro uma voz, chamando:

"ZEOLADN____________ menina, / Verde e pequenina,
Pula de cá pra lá, / Ligeiro, vai olhar / Quem lá na porta está".

A porta se abriu, e viu uma grande e gorda sapa sentada, rodeada por uma porção de SSNHPIAO___________ pequenos. A sapa gorda perguntou o que ele queria. Ele respondeu:

- Eu gostaria de ter o mais lindo e fino tapete.

Aí ela chamou uma sapinha jovem e disse:

"Donzela menina, / Verde e pequenina,
Pula de cá pra lá, / Ligeiro, vai buscar / A IAAXC___________ que lá está".

A sapa jovem trouxe uma grande caixa, e a sapa gorda abriu-a e tirou de dentro dela um tapete tão lindo e tão fino como não havia igual na PSFCRUEÍIE_______________ da terra, e o entregou ao Bobalhão. Ele agradeceu e subiu de volta.

Os outros dois, porém, julgavam o irmão LÇCAUA _________________tão tolo, que achavam que ele não encontraria nem traria nada.

- Para que vamos nos dar ao BTLHRAOA______________ de procurar - disseram eles.

Então, pegaram a primeira STAORPA__________ de SVLHOEA___________que encontraram, tiraram-lhe do corpo as suas STAAMN_____________ grosseiras e levaram-nas ao rei.

Mas na mesma hora voltou o Bobalhão, trazendo o seu belo tapete. Quando o rei viu, admirou-se e disse:

- Por direito e ÇJTIUAS__________________, o reino deve pertencer ao caçula.

Mas os outros dois não davam OOESSSG_______________ ao pai, dizendo que não era possível que o Bobalhão, a quem faltava principalmente juízo, se tornasse rei e pediram-lhe que exigisse mais uma ÇCÃOONDI_________________. Então o pai falou:

- Herdará o meu reino aquele que me trouxer o LANE____________ mais belo.

E ele levou os três irmãos para fora e soprou para o ar as três penas que eles deveriam seguir.

Os dois mais velhos partiram de novo para Oeste e Leste, e para o Bobalhão a pena tornou a voar em frente e cair junto do alçapão. Então ele desceu de novo, e disse à sapa gorda que precisava do mais lindo anel. Ela mandou logo buscar a caixa, e tirou de dentro um anel que coruscava de pedras SSPRCIOEA____________ e era tão lindo como nenhum ourives da terra seria capaz de fazer.

Os dois mais velhos zombaram do Bobalhão, que queria encontrar um anel de ouro, e nem se esforçaram. Arrancaram de um velho aro de roda e levaram-no ao rei. Mas quando o Bobalhão mostrou o seu anel de ouro, o pai disse novamente:

- O reino pertence a ele.

Mas os dois mais velhos não paravam de atormentar o rei, até que ele impôs uma terceira condição, e declarou que herdaria o reino aquele que trouxesse a VOEMJ______________ mais bonita. Ele soprou de novo para o ar as três penas, que voaram como das vezes anteriores.

Então o Bobalhão desceu de novo até a sapa gorda e disse:

-  Eu devo levar para casa a mulher mais OIANBT_____________ de todas.

- Ah, - disse a sapa- a mulher mais bonita? Esta não está à mão assim de repente, mas tu vais recebê-la.

E ela lhe deu um nabo oco, com seis camundongos atrelados nele. Aí o Bobalhão falou bastante tristonho:

- O que é que eu vou fazer com isso?

A sapa respondeu:
- Ponha uma das minhas sapinhas aí dentro.

Então ele agarrou a esmo uma sapinha do grupo e colocou-a dentro do nabo OEAARLM_____________; mas nem bem ela se sentou dentro, transformou-se numa lindíssima senhorita, o nabo virou carruagem e os seis MDGOOAUNSCN__________ cavalos. Aí ele beijou a senhorita, atiçou os OAAVLCS_______________ e partiu com ela, para levá-la ao rei.

Os seus irmãos vieram em seguida, e não tinham feito OOEFRÇS___________ algum para encontrarem mulheres bonitas, mas levaram as primeiras camponesas que encontraram. Quando o rei as viu, disse logo;

- Depois da minha morte, o reino ficará para o caçula.

Mas os mais velhos atordoaram de novo os ouvidos do rei com a sua AAIITGRR________________: 

- Não podemos permitir que o Bobalhão seja o rei!

E exigiram que o preferido fosse aquele que cuja mulher conseguisse saltar através de um aro que pendia no salão. Eles pensavam: "As camponesas vão consegui-lo com certeza, elas são EOSRTF____________ e robustas mas a delicada senhorita vai se matar, pulando.

O velho rei cedeu ainda essa vez. Então as duas camponesas saltaram através do aro, mas eram tão desajeitadas que caíram e quebraram seus grosseiros AOSRBÇ_____________ e AEPRNS_______________. 

Então saltou a linda senhorita que o Bobalhão trouxera, e atravessou o aro leve como uma corça, e então todos os processos tiveram de cessar.

Assim, o Bobalhão herdou a RCOAO___________ e reinou por muito tempo com IAOEBSDRA________________.

(Os contos de Grimm, Trad. Tatiana Belinky. São Paulo, Paulus 1997.)

1) Desembaralhe as letras do texto e descubra quais são as palavras que o completam.

2) Como são descritos, no começo do texto, os filhos do rei?

3) Por que o rei propôs um desafio aos filhos? Qual era a sua preocupação?

4) Qua era a função da pena que o rei soprava ao ar?

5) Por que o Bobalhão ficou triste quando viu a direção que deveria seguir?

6) A partir da leitura do texto, ficamos sabendo o nome da profissão que trabalha com ouro. Que palavra é usada, no texto, para referir-se a essa profissão?

7) Observe a frase: "Ela mandou logo buscar a caixa, e tirou de dentro um anel que coruscava de pedras preciosas e era tão lindo como nenhum ourives da terra seria capaz de fazer.". Reescreva a frase, substituindo o termo destacado por um sinônimo. Faça as alterações necessárias.

8) Há, no texto, um sinônimo da palavra "incomodar". Transcreva a frase onde ela aparece.

9) Quantas e quais foram as condições impostas pelo rei para que um dos filhos herdasse o trono?

10) Os irmãos mais velhos entregaram ao rei aquilo que ele pediu, em todas as provas? Comprove sua resposta com passagens do texto:

11) Observe a frase: "E ela deu-lhe um nabo oco, com seis camundongos atrelados nele." 
a) Procure no dicionário o significado do termo destacado e responda: de que forma estavam os camundongos?

12) Por que os irmãos mais velhos acreditaram que a jovem senhorita não conseguiria cumprir a última prova proposta pelo rei? E por que acreditaram que as camponesas conseguiriam?

13) Com o que a jovem senhorita foi comparada no final do texto?

14) Há, no texto, um termo derivado de "carro". Transcreva a frase onde ele aparece.

15) Como eram as camponesas, segundo o narrador?

16) O narrador do texto é observador ou personagem? Comprove com uma passagem do texto.

Nenhum comentário: