terça-feira, 3 de março de 2015

UM PROBLEMA DIFÍCIL - Pedro Bandeira


Um problema difícil
Pedro Bandeira 

Era um ______________ dos grandes. A ___________ reuniu-se para discuti-lo e Xexéu voltou para casa preocupado. Por mais que pensasse, não atinava com uma _____________. Afinal, o que poderia ele fazer para resolver aquilo? Era apenas um _____________!
 Xexéu decidiu falar com o ________ e explicar direitinho o que estava acontecendo. O pai ouviu calado, muito sério, compreendendo a gravidade da __________. Depois que o garoto saiu da __________, o pai pensou um longo ________. 
Era mesmo preciso enfrentar o problema. Não estava em suas ________, porém, resolver um _________ tão difícil. 



Procurou o _____________ do quarteirão, um sujeito muito amigo que já era conhecido de todos e costumava sempre dar uma paradinha para aceitar um ____________ oferecido por algum dos _______________. 



O guarda ouviu com a maior das ______________. Correu depois para a _____________ e expôs ao ____________ tudo o que estava acontecendo. 

O delegado balançou a ___________, concordando. Sim, alguma coisa precisava ser feita, e logo! Na mesma _________, o delegado passou a _________ no _____________ e ligou para um _______________, que costumava sensibilizar-se com os problemas da ___________________. 


Do outro lado da ___________, o vereador ouviu sem interromper um só instante. Foi para a ______________ e pediu uma _______________ ao ____________. Contou tudo, tintim por tintim. O prefeito ouviu todos os tintins e foi procurar um ____________ estadual do mesmo _____________ para contar o que havia. 



O deputado estadual não era desses _______________ que só se lembram dos problemas da comunidade na hora de pedir _____________. Ligou para um deputado federal, pedindo uma _______________ urgente. O deputado federal ligou para o _________________ do estado, que interrompeu uma ________________ para ouvi-lo. 



O problema era mesmo grave, e o governador voou até ___________ para pedir uma audiência ao ___________. 

O ministro ouviu tudinho e, como já tinha ____________ marcada com o __________, aproveitou e relatou-lhe o problema. 

O presidente compreendeu a gravidade da situação e convocou uma reunião ministerial. O assunto foi debatido e, depois de ouvir todos os ______________, o presidente baixou um decreto para resolver a questão de uma vez por todas. 



Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução. O governador então ligou para o deputado federal, que ficou muito satisfeito. Falou com o deputado estadual, que, na mesma hora, contou tudo para o prefeito. O prefeito mandou chamar o vereador e mostrou-lhe que a solução já tinha sido encontrada. 


O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado. O delegado, contente com aquilo, chamou o guarda e expôs a solução do problema. O guarda, na mesma hora, voltou para a casa do pai do Xexéu e, depois de aceitar um café, relatou-lhe satisfeito que o problema estava resolvido. 



O pai do Xexéu ficou alegríssimo e chamou o filho. 



Depois de ouvir tudo, o menino arregalou os ____________: 



Aquele problema? Ora, papai, a gente já resolveu há muito tempo!

1) O texto está incompleto. Complete-o corretamente com as palavras do banco de palavras.

BANCOS DE PALAVRAS
       Conferência         Tempo           Atenções         Cabeça           Mãos          Vereador
               Audiência.             Presidente           Problema       Questão            Olhos
         Caso        Cafezinho          Brasília          Menino         Turminha     Reunião      Telefone
        Linha         Pai         Solução          Sala           Argumentos         Governador        Moradores
           Guarda         Ministro        Comunidade        Prefeitura         Votos       Mão      Delegacia
                    Partido          Providência       Hora       Deputado       Prefeito         Políticos

2) Complete a cruzadinha abaixo, com palavras do texto.
a) Palavra paroxítona e polissílaba, presente no 1º parágrafo.
b) Palavra empregada no grau diminutivo, presente no 2º parágrafo.
c) Palavra oxítona e trissílaba, presente no 2º parágrafo.
d) Palavra paroxítona e dissílaba, presente no 6º parágrafo.
e) Palavra oxítona e trissílaba, presente no 8º parágrafo.
f) Palavra paroxítona, trissílaba, sinônima de “lei”, presente no 7º parágrafo.
g) Palavra proparoxítona, polissílaba, presente no 10º parágrafo.
h) Interjeição, dissílaba, presente no 12º parágrafo.


3) De acordo com o texto, quem pediu ajuda a quem? 

4) No primeiro parágrafo do texto, há uma palavra sinônima de “quieto”. Que palavra é essa?
5) Observe a frase: “A turminha reuniu-se para discuti-lo [...]” (1º parágrafo). O pronome destacado está se referindo a que termo mencionado anteriormente?
6) Quem resolveu primeiro o problema? Comprove com um trecho do texto.
7) Em relação a mesma frase acima “A turminha reuniu-se para discuti-lo [...]” (1º parágrafo) é correto afirmar que:
(      ) A turma reuniu-se para brigar.
(      ) A turma reuniu-se para debater sobre o assunto.
(      ) A turma reuniu-se para se desentender.
8) Observe a frase: “O deputado federal ligou para o governador, que interrompeu uma audiência para ouvi-lo.” (6º parágrafo).
a) O governador interrompeu o que para atender o deputado federal?
(     ) uma entrevista.                      (     ) um julgamento.                             (     ) uma reunião.
b) O pronome “lo” refere-se a quem?
9) Observe a frase: “Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução.” (8º parágrafo).  É correto afirmar que o ministro estava:
(     ) tranquilo.                                 (     ) preocupado.                                  (     ) angustiado.
10) Observe a frase: “O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado.” (9º parágrafo). O termo destaco é sinônimo de:
(     ) problema.                                (     ) solução.                                            (     ) lei.


Um comentário:

emanuel paixao NEL disse...

Achei ótimo esse texto. Vou copiá-lo para trabalhar com os meus alunos.