terça-feira, 16 de setembro de 2014

BRASIL, 2063

Desembaralhe as letras e descubra quais são as palavras que completam o texto abaixo:

Brasil, 2063
Stanislaw Ponte Preta



O filho perdera o ueefgto ______________ das sete para o glcoioé _____________ e passara o dia inteiro em casa, chateando. Agora pedia para ir brincar um pouco lá fora, antes do jantar, e a jovem senhora concordou. Ajeitou a camisa de iálopcts___________ antirradioativo do aogrto______________ e recomendou: -- Mas brinque aqui mesmo na errTa __________, hein?! Seu pai não gosta que você atravesse a xgiáala _____________ sozinho. 


Voltou para o quarto e sentou-se desanimada diante do heopsel­_____________. Depois começou a passar o removedor atômico no rosto. A folhinha eletrônica em cima da mesinha marcava a data: 30 de julho de 2063. Fazia trinta anos naquele dia e se sentia uma velha, apesar de sua bela êrinaapca______________. E pôs-se a pensar no nrepeset ____________ de váanrieros ______________ que o marido lhe dera: uma bonita rlivota_______________ superestereofônica tridimensional. "Não sei onde vamos parar com esses preços" -- disse para si mesma, pois sabia que o marido, pelo plano Creditex, dera dois bilhões de zusoercri___________ de entrada. 

Ouviu o videofone tocar e logo depois sentiu a presença do ooommdr _________invisível no quarto. A voz respeitosamente informou que era para ela. Mandou que o mroeeagpd _____________ligasse a tomada para o seu quarto e, enquanto sentia que ele se retirava, considerou que precisava chamar a atenção do mordomo para o bafo óoicclalo___________ que deixava no ar. Provavelmente dera outra vez para chupar dropes de ísuequ _________ durante as horas de trabalho. 

Agora a voz familiar de sua amiga Mariazinha dizia "alô" e logo depois sua cara gorda aparecia no ârgluoent____________ do videofone: -- Querida -- dizia ela --, eu te videofonei para dar os aarnsbép ______________ pelo dia de hoje. 

A outra agradeceu e ficaram a vorrasenc ____________ sobre essas coisas que as heulmesr ___________vêm conversando há usslcéo_______ sem o menor esmorecimento. De repente, a cara gorda se iluminou com um rrssooi______________: -- Você sabe que eu descobri uma decoradora formidável e baratíssima? -- E frisou: -- Baratíssima! -- E, vendo o interesse da amiga, contou que mandara restaurar o radar da sala de jantar e que a ddoocerara __________________fizera um trabalho que é um amor. 

-- Me dá o nçeeedro __________________-- pediu a aniversariante. 

-- Local X 120 HV, 985o andar. -- E como a amiga não se lembrasse onde era o Local X 120, esclareceu: -- Antiga çrapa ____________San Thiago Dantas. 

Conversaram ainda sobre problemas métsdoocis _____________________ e Mariazinha ficou sabendo que a iaamg __________estava sem oheiizcnare _______________. Mandara a antiga embora, porque dera para queimar as lluapís____________ do jantar a ponto de tornar a fçãeerio ____________ intragável. Tanto assim que iam aproveitar o aniversário para comer fora: -- Vamos à pílula-dançante do Country. -- Isso, naturalmente, se o marido chegasse em casa cedo, o que era improvável, pois o oóiehlcpret _____________dele estava na faoiinc ______________ e, na hora do *rush*, sabe como é, esses aviadores somem e não há um helicóptero de llauueg ___________para servir as sssaope ______________. 

Mariazinha ainda conversou um pouquinho. Contou o escândalo da véspera, quando um tpdaoedu _________________ se desentendera com o Corbisier Neto e puxara uma tsoalip _________atômica para alvejar o íoiopltc __________ petebista. Felizmente a uatrm __________ do deixa-disso impedira que o coitado fosse desintegrado no plenário. Em seguida Mariazinha se despediu. 

Desligando o videofone, voltou à sua toalete mais animada um pouco pela nosreavc ___________da outra. Mariazinha era uma mulher decidida, que nunca perdia o bom oumhr ________, apesar da tragédia de que fora amíitv ________: o ioardm _________ cometera "sexídio". Tomara um mdéioer ____________para virar mulher. 

E estava na sala a ler o mencora _____________de um escritor do século passado -- um clássico novecentista -- quando o marido chegou. Vinha esfalfado, com uma cara de quem fizera um esforço fora do comum. 

-- Já sei que não vamos à pílula-dançante -- disse ela. 

-- De jeito nenhum, minha filha -- respondeu o marido. -- Imagine que o réecbor _________ eletrônico do escritório enguiçou e eu passei o dia inteiro pensando sozinho. 

A mulher suspirou de desânimo e murmurou chateada: -- Com esse roevgno _________que anda aí, nada funciona direito no Brasil. 

VOCABULÁRIO
1) COMPLETE A CRUZADINHA COM SINÔNIMOS DAS PALAVRAS ABAIXO, OS QUAIS VOCÊ ENCONTRARÁ NO TEXTO:
a) Hálito:
b) Resmungou:
c) Banheiro:
d) Esgotado, cansado:
e) Estragou, quebrou:
f) Atingiu:










2) REESCREVA AS FRASES ABAIXO, SUBSTITUINDO O TERMO DESTACADO POR UM SINÔNIMO. FAÇA AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS:
a) "[...] ficaram a conversar sobre essas coisas que as mulheres vêm conversando há séculos sem o menor esmorecimento."
b) "E, vendo o interesse da amiga, contou que mandara restaurar o radar da sala de jantar [...]"

ATIVIDADES  DE INTERPRETAÇÃO (Fonte: Andreia Garcia Faria)

1) Por que o menino ficou o dia inteiro em casa? Você acha que ele realmente teve motivo para isso ou havia uma outra solução? Comente:

2) Qual a preocupação da mãe quando o menino foi brincar fora de casa? O que você achou disso?

3) O que fez a mãe depois que o menino saiu para brincar? Que característica da mãe é ali revelada?

4) Que personagens participam da história? 

5) O que você pôde observar a respeito do nome dado à antiga Praça San Thiago Dantas?

6) O casal não iria mais à pílula-dançante. Qual foi a causa dessa desistência?

7) Qual foi a conclusão da esposa? Posicione-se sobre ela:

8) A família descrita no texto tem alguma semelhança coma família de hoje? Como você imagina a vida em 2063? 

9) Reflita sobre a seguinte passagem do texto: “—Imagine que o cérebro eletrônico enguiçou e eu passei o dia inteiro pensando sozinho!”

10) O que é mesmo uma crônica? 

11) Esse texto apresenta a família do futuro de uma maneira irônica. A ironia consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, provocando o humor. Neste caso, o humor surge do contraste entre a vida de uma família de classe média hoje e no futuro. Além do humor, percebe-se também uma intenção crítica. Na sua opinião, quais as críticas que faz o autor ao comportamento da classe média?

12) Que parte do texto você considerou engraçada, interessante, que tenha chamado mais a sua atenção? Justifique sua resposta:

ATIVIDADES GRAMATICAIS

1) Transcreva, do primeiro parágrafo, um substantivo derivado, indicando-lhe o primitivo:

2) Transcreva, do segundo parágrafo, 2 substantivos no grau diminutivo.

3) Encontre, no texto, um adjetivo no grau superlativo sintético e indique o substantivo ao qual ele se refere.

4) Reescreva a frase abaixo, substituindo a locução adjetiva destacada, pelo adjetivo correspondente:
a) "A mulher suspirou de desânimo e murmurou chateada:[...]

5) No 10º parágrafo, há um substantivo sobrecomum. Transcreva a frase em que ele aparece.

6) Transcreva, do texto, os adjetivos utilizados para caracterizar os substantivos abaixo:
a) senhora (1º parágrafo):
b) removedor (2º parágrafo):
c) aparência (2º parágrafo):
d) vitrola (2º parágrafo):
e) mordomo (3º parágrafo):
f) bafo (3º parágrafo):
g) voz (4º parágrafo):
h) cara (4º parágrafo):
i) decoradora (5º parágrafo):
j) problemas (8º parágrafo):
k) refeição (8º parágrafo):
l) pistola (9º parágrafo):
m) mulher (10º parágrafo):
n) humor (10º parágrafo):
o) cérebro (13º parágrafo):





Nenhum comentário: