sexta-feira, 6 de junho de 2014

FUTEBOL E TECNOLOGIA - Ana Fukui

TEXTO 1
FUTEBOL E TECNOLOGIA
Ana Fukui

No meu tempo de criança - e nisso lá se vão mais de 30 anos! - a novidade para a Copa do Mundo era comprar uma TV em cores! Isso mesmo: televisão, para a maioria dos mortais, era só em preto e branco. Colorida? Só para os "magnatas".

Mesmo em cores, lá pelos idos de 1982, o jogo era transmitido com uma imagem fixa do campo. Nada de exibir vários ângulos do gol, de reexaminar a imagem de uma jogada duvidosa. E ver a expressão dos jogadores, então? Naquela época, nem pensar! Hoje, contamos até com a tal da Spidercam, que, com quilômetros de cabos instalados nos estádios, permite que vejamos, no conforto de nossas casas e em tempo real, muitos e muitos ângulos de qualquer lance.

Quem vai aos estádios, no entanto, não fica de fora dos privilégios e dos confortos que a tecnologia nos traz: ela deixa tudo  mais seguro para os torcedores, para os juízes e para os jogadores. Afinal, torcer tem de ser divertido e não perigoso, certo?

Aos mais esquentadinhos de plantão, o recado é direto: os estádios a serem (re) inaugurados para a Copa contarão com monitoramento permanente e câmeras de vigilância que permitem identificar as pessoas que possam criar conflitos. Por exemplo, na Arena Fonte Nova,  na Bahia, são 227 câmeras instaladas em pontos estratégicos! É muito olho eletrônico, não é?

Com tanto fio e energia elétrica consumida na iluminação e no funcionamento dos equipamentos, é quase obrigatório pensar em formas alternativas de se gerar energia. Assim, a maior parte das arenas terão células fotovoltaicas para a transformação de energia luminosa em energia elétrica. O que sobra é usado pelas casas ao redor dos estádios.

Da próxima vez em que assistir a um jogo, procure reparar não só na movimentação dos atletas, mas também observe, com verdadeiros olhos de lince, as tecnologias que permitem todo o espetáculo. Boa Copa!


1 ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO E PRÉ-LEITURA

Como tarefa prévia de tema, os alunos precisarão fazer uma entrevista com os pais, os avós ou outras pessoas mais velhas da comunidade, perguntando a seguinte questão: de que forma você assistia aos jogos da Copa do Mundo na sua infância? Na aula seguinte, todos devem comentar as respostas, que podem ser tomadas como motivação para as reflexões sobre o texto.

2 ATIVIDADE DE LEITURA-DESCOBERTA
Abordagem do texto da seção “Tá sabendo”, texto “Futebol e Tecnologia”.

1. O texto em questão apresenta-nos uma resposta para uma dúvida da ciência. Que dúvida é essa?

2. Há 30 anos, segundo a autora, qual era a novidade da tecnologia para se assistir à Copa do Mundo?Por quê?

3. O que a autora sugere ao usar a expressão “para a maioria dos mortais”?

4. Quem eram os “magnatas” a que a autora se refere?

5. O que a Spidercam proporciona hoje aos telespectadores dos jogos da Copa?

6. De que forma a tecnologia pode auxiliar os torcedores que vão aos estádios?

7. Complete o quadro abaixo com a seguinte relação de causa e consequência expressa no texto:


8. É comum que, em textos científicos, tenhamos termos cujo significado desconhecíamos até então. A partir da leitura do texto, o que é uma célula fotovoltaica?

9. A imagem a seguir é a de um animal citado no texto. Que animal é esse? Que característica desse animal, de acordo com o conselho da autora, o ser humano deve ter ao assistir a um jogo?

FONTE: Projeto Ler - Abordagem de Textos - Fascículo I/2014. Disponível em:  
https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/ckeditorfiles/ABORDAGEM%20FASC%201%202014%20vf.pdf

Nenhum comentário: