quinta-feira, 8 de maio de 2014

O NEGRO E O MACACO - João Ubaldo Ribeiro

O NEGRO E O MACACO - João Ubaldo Ribeiro 
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-negro-e-o-macaco,1162080,0.htm

Uma das mais clamorosas - e para mim enervantes - manifestações do atraso da espécie humana é esse negócio de raça. A importância que damos à raça, a ponto de odiar-se, matar-se e morrer-se por causa dela, leva inevitavelmente ao lugar-comum: seria ridícula, se não fosse trágica. É difícil encontrar um assunto sobre o qual se digam tantas besteiras quanto este, sempre ignorando não só evidências antropológicas como dados da própria realidade cotidiana. E é também bastante difícil falar sobre ele ou debatê-lo. Muita gente perde o controle, espuma de raiva e afoga o debate em gritos e denúncias. 

Começa pela ligação, que aqui sempre se faz, entre escravidão e raça. Falou em escravos, falou em negros. Mas a maior parte dos escravos na história da humanidade não era de negros, [...]. A escravidão, para generalizar razoavelmente, era o destino dos vencidos de qualquer raça, que não fossem exterminados. Inclusive, é claro, pois do contrário é que não seriam humanos, os da raça negra vencidos por outros da mesma raça, caso dos escravos vendidos ao Brasil. 

É comum a noção de que "negro é negro", como se as incontáveis etnias negras se considerassem iguais. Isso equivale a entender que um alemão é igual a um polonês, um sueco igual a um italiano ou um espanhol igual a um russo. Não pode haver disparate maior - e, se bem olhado, racista - do que achar que, num continente gigantesco e diversificado como a África, todos os negros são iguais e, mais bobamente ainda, irmãos. Irmãos em Cristo e, assim mesmo, se não forem muçulmanos. Vão perguntar se as minorias negras massacradas por nações também negras se consideram irmãs de seus algozes, ou estes daquelas. Ou aos escravos negros de outros negros, situação até hoje existente na África. Há até quem se escandalize com guerras e genocídios entre nações negras. Ué, e guerra de branco contra branco? 

Desculpem se atropelo argumentos, mas é que o assunto me deixa nervoso também e me dá uma certa exasperação. Agora me ocorre interromper o que vinha dizendo para lembrar outra prática enervante: falar em cultura africana. Não existe, nem pode existir, uma cultura africana, em nenhum sentido. Aplica um reducionismo grotesco aquele que - e lembro outra vez o tamanho e a complexidade da África - acha que só existe uma cultura negra ou africana. De novo, é um argumento que, se bem olhado, pode ser considerado racista. Existe a cultura africana dos povos a que pertenciam os que foram trazidos para o Brasil como escravos, o que é muito diferente de dizer que ela é "a cultura africana".[...]. Defender a existência de uma única cultura africana ou negra é insultuoso, ignorante e racista. 

Aplicar padrões sociológicos americanos para o problema, no Brasil, é outra prática difícil de aturar. E faço a ressalva sempre exigida de que claro que no Brasil há racismo, patati-patatá. Mas a Bahia não é o Alabama. Já na década de sessenta, um casal, numa das Virgínias do sul dos Estados Unidos, foi condenado a dois anos de prisão porque era inter-racial, ou seja, um dos dois era negro. [...]. 

Escrevi "macaqueando" aí em cima, sem de início lembrar a alusão a macacos em recentes incidentes de racismo no futebol. Mas ela vem a calhar, nesta salada que estou servindo hoje. É curioso como não paramos para pensar e notar que, quesito por quesito, algum racista negro teria razões para alegar que macaco é o branco e não o negro, o qual pode ser visto como muito mais distante do macaco que o branco. Se é verdade, não sei, nem isto tem importância alguma, mas pensem aqui num par de coisas. Imaginem, por exemplo, um ser inteligente de outro planeta, portanto, não sujeito aos nossos condicionamentos, a quem incumbíssemos de esclarecer qual das duas raças é mais próxima do macaco. Para tanto, poríamos diante dele um branco nu, um negro nu e um chimpanzé, nosso primo próximo. 

O primeiro impacto talvez fosse a cor e, de fato, o pelo do chimpanzé, assim como a pele do negro, é preto. Mas o bom observador não ia deixar-se levar por essa aparência. Façamos um exame cuidadoso e uma listazinha, junto com ele. O macaco é todo coberto de pelos, o corpo do negro é glabro, o branco pode ser o Tony Ramos; os pelos do macaco são lisos, os cabelos do branco também, os cabelos dos negros são crespos; raspado o pelo, a pele do macaco por baixo se revela branca e não preta; os lábios do macaco são finos, os do branco também, os dos negros são grossos; [...]. Como se vê, basta escolher o que se quer levar em conta e, pelo menos neste exemplo perfeitamente plausível, o extraterrestre poderia concluir que o branco está bem mais perto do macaco que o negro. 

Tudo bobagem, discussão que não leva a nada, somente ao ódio e à intolerância. Vamos parar de procurar modelos, ao menos nisto não sejamos tão colonizados, não permitamos que mais lixo contamine nosso pensamento. Os americanos é que têm obsessão por raça (lá, nós brasileiros, somos "hispânicos"), nós temos é a glória e o privilégio de ser o único país em que homens e mulheres de todas as raças se misturaram e misturam, e onde a raça, Deus há de ser servido, ainda terá o lugar que merece, ou seja, nenhum. 

VOCABULÁRIO 
1) RETIRE, DO TEXTO, SINÔNIMOS PARA AS ABAIXO: 
a) diária, habitual: 
b) agressores, carrascos: 
c) exceção, restrição: 
d) item: 
e) possível, aceitável: 

2) ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 
I – “Escrevi "macaqueando" aí em cima, sem de início lembrar a alusão a macacos em recentes incidentes de racismo no futebol.” – Os termos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por “comparação” e “episódios” 
II – “o corpo do negro é glabro,[...]” – o termo destacado é sinônimo de “liso”. 
III – “O primeiro impacto talvez fosse a cor e, de fato, o pelo do chimpanzé, assim como a pele do negro, é preto.” – o termo destacado pode ser substituído por “colisão” sem alterar o sentido da frase. 

a) As alternativas I e II estão incorretas. 
b) As alternativas II e III estão incorretas. 
c) As alternativas I, II e III estão incorretas. 
d) As alternativas I e II estão corretas. 
e) Apenas a alternativa III está correta. 

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 
1) ANALISE AS AFIRMAÇÕES SOBRE O TEXTO E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 
I – Segundo o texto, há evidências antropológicas de que a escravidão ocorreu apenas com pessoas negras. 
II – O texto traz um exemplo de um casal inter-racial condenado a dois anos de prisão porque eram negros. 
III – De acordo com o autor, num continente como o africano, por exemplo, há negros que são escravizados por outros negros. 
IV – É possível concluir, após a leitura do texto, que o autor considera os americanos um povo mais racista que nós, brasileiros. 
V – Conforme o autor, afirmar que todos os negros são iguais, é o mesmo que afirmar que alemães, suecos, poloneses, italianos e russos também são iguais. 

a) Todas as alternativas estão corretas. 
b) Nenhuma alternativa está correta. 
c) As alternativas I e II estão corretas. 
d) As alternativas III, IV e V estão corretas. 
e) As alternativas III, IV e V estão incorretas. 

ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE ORAÇÕES PRESENTE NOS PERÍODOS ABAIXO, CLASSIFICANDO-OS, EM SEGUIDA, EM SIMPLES OU COMPOSTOS:
a) “Uma das mais clamorosas - e para mim enervantes - manifestações do atraso da espécie humana é esse negócio de raça.”
( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

b) “Falou em escravos, falou em negros.”
( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

c) “Tudo bobagem, discussão que não leva a nada, somente ao ódio e à intolerância.”
( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

d) “Defender a existência de uma única cultura africana ou negra é insultuoso, ignorante e racista.”

( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

e) “Mas a maior parte dos escravos na história da humanidade não era de negros, [...].”

( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

f) “Começa pela ligação, que aqui sempre se faz, entre escravidão e raça.”

( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

g) “É comum a noção de que "negro é negro", como se as incontáveis etnias negras se considerassem iguais.” 

( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto


h) “O primeiro impacto talvez fosse a cor e, de fato, o pelo do chimpanzé, assim como a pele do negro, é preto.” 

( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto

i) “Há até quem se escandalize com guerras e genocídios entre nações negras.” 
( ) 1      ( ) 2           ( ) 3          ( ) 4          ( ) 5 
( ) Período Simples            ( ) Período Composto


2) TRANSCREVA, DO TEXTO, UMA FRASE NOMINAL.

3) SUBLINHE E CLASSIFIQUE OS SUJEITOS PRESENTES NAS ORAÇÕES ABAIXO:
a) “O primeiro impacto talvez fosse a cor [...]”
b) “Façamos um exame cuidadoso e uma listazinha, junto com ele.
c) “Os americanos é que têm obsessão por raça [...]”
d) “Há até quem se escandalize com guerras e genocídios entre nações negras.”

4) EM RELAÇÃO À IMAGEM ABAIXO, RESPONDA ÀS QUESTÕES
a) Qual é e como se classifica o predicado do período “Eu não sou humano”? Qual é o seu núcleo? 

b) Em relação ao período “Resolvam suas diferenças sozinhos”, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. 
(     ) O sujeito é simples “suas diferenças”. 
(  ) O sujeito é indeterminado, pois não aparece na oração e o verbo está conjugado na 3ª pessoa. 
(  ) O predicado é nominal, pois o verbo “resolver” é um verbo de ligação.

c) Que substantivo podemos derivar do termo “humanos”?

d) O adjetivo “sozinhos” deriva de qual substantivo abstrato?

e) Se passarmos a frase “eu não sou humano” para o plural, o número de termos a ser alterado é de:
( ) 3           ( ) 4                ( ) 5

f) A quem se dirige a frase presente no cartaz da charge ?

g) Classifique o substantivo “diferenças”.


5) TRANSCREVA, DO PRIMEIRO PARÁGRAFO, 1 SUBSTANTIVO SOBRECOMUM: 

6) TRANSCREVA, DO SEGUNDO PARÁGRAFO, 2 SUBSTANTIVOS DERIVADOS:


7) TRANSCREVA, DO SEGUNDO PARÁGRAFO, 2 SUBSTANTIVOS ABSTRATOS:  

8) TRANSCREVA, DO SEXTO PARÁGRAFO, 1 SUBSTANTIVO EPICENO: 

9)  TRANSCREVA, DO SÉTIMO PARÁGRAFO, 1 SUBSTANTIVO SOBRECOMUM: 

10) SUBSTITUA O ADJETIVO DESTACADO PELA LOCUÇÃO ADJETIVA CORRESPONDENTE.
a) cultura negra: ______________________________________________
b) cultura africana: ____________________________________________

11) TRANSCREVA, DO 3º PARÁGRAFO DO TEXTO, OS ADJETIVOS PÁTRIOS CITADOS, INDICANDO OS PAÍSES A QUE SE REFEREM:

12)  TRANSCREVA, DO TEXTO, O ADJETIVO UTILIZADO PARA CARACTERIZAR OS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
a) minorias (3º parágrafo): _____________________
b) continente (3º parágrafo): _________________ 
c) reducionismo (4º parágrafo): _________________ 
d) padrões (5º parágrafo): ____________________
e) casal ( 5º parágrafo): _______________________ 

f) ser (6º parágrafo): ____________________ 
g) branco (6º parágrafo): _______________________
h) racista (6º parágrafo): _______________________ 
i) cabelos (7º parágrafo): _____________________ 
j) pele (7º parágrafo): ____________________ 
k) lábios (7º parágrafo): _____________________ 

13) OS ADJETIVOS ABAIXO DERIVAM DE QUAIS SUBSTANTIVOS ABSTRATOS?
a) insultuoso (4º parágrafo):____________________________________________
b) ignorante (4º parágrafo):_____________________________________________
c) racista (4º parágrafo):_______________________________________________

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