sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O HUMOR NOSSO DE CADA DIA!

O HUMOR NOSSO DE CADA DIA!
Domingos Pellegrini



— E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca.
O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
— Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
— Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga:


— E ele também não come ovo — emenda a mãe — mas come maionese, que é feita de ovo!
O filho continua olhando o prato vazio.
— Coma ao menos feijão com arroz — diz o pai.


Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para ela:
— Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife — com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
— Pergunte, pergunte!


— E no Natal — cantarola a mãe — vai ser Papai Noel né? E Rei Momo no
carnaval...
— Não tripudie — diz o pai. — Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino,detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!


O filho olha emburrado o prato vazio,  o pai pergunta se não está com fome.
— Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.
Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
— Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.


Ele pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
— Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.


O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
— Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
— Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
— Mas catchup você come não é? Pois é feito de tomate!


Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve
amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
— Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...


— Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
— Claro! Por que, o que você quer escrever?
— Hambúrguer, maionese e catchup É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão.


— Nos Estados Unidos — continua ela — um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
— E como é que ele agüentou um mês só comendo isso?! — perguntou o pai, o filho responde:
— Porque é gostoso! — E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.


— Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
— E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos!
— No Japão — resmunga ele — podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.


1) Os parágrafos do texto estão desorganizados. Organize-os, enumerando a coluna à esquerda.

2) Encontre, no texto, sinônimos para as palavras abaixo:

a) reclama:
b) deboche:
c) tigela:
d) cochichar:
e) choram:

*3) A expressão fast-food é de origem inglesa e designa a alimentação de preparo e consumo rápidos, principalmente lanches.
a) Que outras palavras de origem estrangeira aparecem no texto para designar alimentos da culinária?
b) De que país, principalmente, vem, na atualidade, a influência sobre nossos hábitos alimentares?

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

*1) O texto apresenta uma família à mesa, na hora do almoço. Porém, há um conflito. Que conflito é esse?

*2) O que ele chama de “comida de velho”?

*3) Qual é a comida preferida dele?

*4) Cada uma das personagens assume uma atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que elas dizem e caracterize-as com um dos adjetivos a seguir.


CONCILIADOR (A)                   INFLEXÍVEL                       TEIMOSO (A)                                                                                       CONDESCENDENTE


a) a mãe: “- Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!”
b) o pai: “Não tripudie [...] ele ainda vai comer tudo.”
c) O filho: “Não, peguei tomate pra tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.”

*5) A mãe não quer que o filho engorde e tenha problemas de saúde mais tarde. Para convencê-lo, ela usa de diferentes recursos. Do texto, destaque trechos que exemplifiquem a tentativa de convencer:
a) Pela informação:
b) Pela ironia:
c) Pela ação direta:

*6) Diante da pressão que recebe, o filho também se vale de diferentes recursos para convencer os pais. Qual argumento ele utiliza para convencê-los de suas preferências alimentares?
*7) Que argumento o filho usa para tentar provocar remorso nos pais?

*8) Retire, do texto, uma passagem onde o filho derruba o argumento dos pais em relação à preocupação com à saúde.

*9) O pai, por duas vezes, relembra hábitos alimentares de sua infância. Qual deles atraiu o interesse do menino e por que ele ficou interessado?


ATIVIDADES GRAMATICAIS – REVISÃO

1) Que palavras, no primeiro parágrafo, são usadas para caracterizar os substantivos:

a) filho:
b) prato:

2) Circule na frase abaixo, os substantivos abstratos.

“- Com fome eu tô, não tô é com vontade de comer comida de velho.”

3) Na frase “-No Japão – resmunga ele – podia ser lutador de sumô e ganhar uma nota.” Há um substantivo derivado. Responda qual é esse substantivo e indique-lhe o primitivo.

4) Retire do texto, 4 substantivos próprios.
5) Observe a frase:

“Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz voz doce:”

a) Qual o adjetivo usado para caracterizar o substantivo “olhar”?
b) Qual o adjetivo usado para caracterizar o substantivo “voz”?
c) Há, nesta frase, um substantivo derivado. Responda qual é esse substantivo, indicando-lhe o primitivo.
d) Qual pronome pode ser usado para substituir a expressão “o pai e a mãe”?

6) Reescreva as frases, substituindo as expressões destacadas pelos adjetivos correspondentes.
a) O importante é crescer com saúde.
b) O filho olha o prato com tristeza.


*Atividades adaptadas - Fonte: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. PORTUGUÊS - LINGUAGENS / 8º ANO. - 7. ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2012.

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