terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Era uma vez...

Iniciando mais um ano letivo...

ERA UMA VEZ 
(As melhores histórias de Irmãos Grimm & Perrault. São Paulo: Nova Alexandria, 2004. p. 11-16. Coleção Volta e Meia)

Uma senhora tinha duas sfliha____________, sendo uma nbitoa__________ e aplicada, e a outra feia e çriupeagos ___________, que era a sua filha agtiímle ____________, e, por isso, a outra era obrigada a realizar todo o lbaaotrh ___________ doméstico e ser a aatg _________ borralheira da casa. Diariamente a pobrezinha tinha de ir fiar, sentada junto ao çoop ___________ na rua, e tanto que lhe machucava os ddsoe ____________ a ponto de sangrar. Aconteceu uma vez que o fuso ficou todo ensanguentado e, para lavá-lo, a emnian ___________ inclinou-se no poço, momento em que ele saltou de sua ãom ________ e caiu. Em prantos, ela correu para contar à aamdrtsa ______________ o infortúnio, mas a viúva ficou tão ouifras ___________ que lhe disse, sem misericórdia:

- Se deixou o fuso cair lá embaixo vá pegá-lo de volta.

Então a menina retornou ao poço, sem saber o que fazer. Na sua angústia, atirou-se dentro dele, a fim de trazer o fuso para cima. Acabou perdendo os sentidos e, ao voltar a si, encontrou-se num belíssimo aomcp ____________ ensolarado, no qual havia milhares de sloefr __________. Após sair daquele prado, ela chegou a um forno onde um monte de ãesp ___________esperneava dizendo:

-Ah, tire-nos daqui, senão vamos queimar!Já estamos no ponto faz oempt ____________!

Foi quando ela se aproximou e, com a pá, tirou os pães um a um. Continuando a caminhar, ela chegou próximo a uma árvore carregada de ãamçs ________, que lhe pediu:

-Ah, sacuda-me, sacuda-me, que as maçãs já estão todas maduras!.

Então ela balançou a árvore para que as maçãs caíssem como ahcuv __________, sacudindo até que mais nenhuma ficasse dependurada lá em cima. Após reuni-las todas num montinho, prosseguiu andando. Finalmente chegou a uma casinha, de onde uma haelv __________ senhora a olhava; a menina ficou tão assustada com os enormes eensdt ________ que a velha senhora tinha, que ameaçou fugir. Mas a outra a chamou de volta:

-Do que você está com dmoe ________, linda çraanic_________? Fique aqui comigo. Se fizer o trabalho doméstico direitinho, tudo ocorrerá bem. Você só deve prestar bastante atenção ao arrumar minha cmaa ________, pois tem de sacudi-la bem para que as penas voem e caia nvee _________ no onmdu ____________. Sou a Senhora Holle.

Essas aalpvrsa ____________ tranquilizaram tanto a menina que ela ficou animada, concordando com o solicitado e pondo mãos à obra. Ela providenciava tudo de modo a satisfazer a senhora e sempre sacudia violentamente sua cama, em torno da qual as npeas _________ esvoaçavam como flocos de neve. Em troca, ela tinha uma vida muito agradável, sem broncas e comendo todo dia do bom e do melhor. Mas depois de algum tempo morando com a Senhora Holle, começou a ficar iesrtt ___________, ela mesma logo percebeu que o que sentia era ddssaeua _____________ de casa. Apesar de agora estar vivendo ali mil vezes melhor do que lá, desejava voltar assim mesmo. Finalmente ela disse:

-Senhora Holle, a senhora tem sido muito boa para mim, mas a minha tristeza é tão grande que não posso mais permanecer aqui embaixo. Preciso retornar para junto dos meus.

-Agrada-me saber que deseja voltar para casa. E por você ter me servido tão fielmente, vou eu mesma levá-la de volta para cima.

Ela deu-lhe a mão e a conduziu até um portão enorme. Assim que o portão se abriu e a menina o atravessou, caiu uma espessa cvuha _________ de ouro que ficou todo preso nela, cobrindo-a inteirinha.

-Isso é para você, por ter sido tão aplicada-disse a Senhora Holle, dando-lhe de volta o fuso que havia caído dentro do poço.

Depois o portão fechou-se e a menina se achou do lado de cima do ounmd __________, aliás não muito longe da casa de sua mãe.

E ao chegar ao lauqint __________, o olag ______ sentado sobre o poço cantou:

- Cocorocó, chegou a donzela dourada, olhem só!

Assim que cantou, por estar toda coberta de ouro, ela foi muitíssimo bem recebida por sua mãe e irmã.

A menina relatou tudo o que lhe ocorrera e, ao ouvir como havia alcançado tanta zriqeua ___________, a mãe quis que também a outra filha, a iafe _____________ e preguiçosa, tivesse a mesma eorts ___________. Ela teve de se sentar junto ao poço e fiar. E para que seu fuso se ensanguentasse, picou com ele todos os dedos e enfiou a mão num espinheiro. Depois jogou o fuso no poço e se atirou dentro dele. Como a outra, chegou também a um belo prado e seguiu pelo mesmo caminho. Ao chegar ao forno, estavam os pães novamente a espernear:

-Ah, tire-nos daqui, tire-nos daqui, senão vamos queimar! Já estamos no ponto faz tempo!

Mas a preguiçosa respondeu:

-Até parece que eu vou me sujar toda por causa de vocês!

E foi embora, logo se deparando com a macieira, que gritava:

-Ah, sacuda-me, que as maçãs já estão todas maduras!

Mas ela respondeu:

-Você deve estar brincando! E se me cair uma na eaçbca ____________?

E continuou andando. Como já havia escutado a eeiorspt ___________ dos dentões da velha senhora, ela não se assustou ao chegar à casa da Senhora Holle, e logo se dispôs ao trabalho. No primeiro dia ela se esforçou bastante, aplicou-se e seguiu todas as orientações, pois só pensava naquele monte de ouro com que mais tarde seria presenteada. Mas no segundo dia já começou a ficar preguiçosa, no terceiro dia mais ainda, tanto que nem queria se levantar de manhã. Nem mesmo a cama da Senhora Holle ela arrumava como devia ser, e nem iaacusd ________ do modo que as penas esvoaçassem. A velha senhora logo desanimou e cancelou os serviços. A preguiçosa ficou então contente, achando que receberia enfim a chuva de ouro. A Senhora Holle conduziu-a até o portão, mas, ao atravessá-lo, em vez de ouro, despejou-se um caldeirão de piche sobre a menina.

-Esta é a recompensa pelos seus serviços - disse a Senhora Holle, e outranc __________ o portão.


VOCABULÁRIO
1) Encontre, no primeiro parágrafo do texto, sinônimos para as palavras abaixo:
a) Costurar:
b) Choros:
c) Azar, desgraça:
d) Brava:

2) “Fuso” é um instrumento de madeira pontiagudo usado para tecer. Reescreva a frase abaixo, trocando a palavra “fuso” pela palavra “agulha”, fazendo as alterações necessárias:

“Se deixou o fuso cair lá embaixo vá pegá-lo de volta.”

3) Qual palavra presente no terceiro parágrafo do texto é um antônimo de alegria?

4) No terceiro parágrafo, que outra palavra foi usada para referir-se ao “campo”?

5) No nono parágrafo, o que significa a expressão “pondo mãos à obra”?

6) Explique a expressão destacada na frase”Acabou perdendo os sentidos [...]” (3º parágrafo).

INTERPRETAÇÃO
*1) No primeiro parágrafo do texto, como o narrador caracteriza a filha legítima e a adotiva?

*2) O que significa ser a “Gata Borralheira” do texto? A Gata Borralheira é personagem de qual conto de fadas?

*3) No conto lido, o narrador mostra ter mais simpatia com uma das meninas. Qual delas? Comprove sua resposta com palavras do texto.

*4) Ao cair no poço em busca do fuso, a protagonista adentra um mundo mágico, especial.
8) Que reação ela tem quando os pães e as maçãs lhe fazem um pedido?
b) O que esses gestos revelam sobre o caráter e os sentimentos da menina?

5) A personagem principal de um texto é também chamada de protagonista. Quem é a protagonista deste conto?

*6) A protagonista passa a trabalhar com a Senhora Holle. 
a) Na casa da Senhora Holle, ela fazia serviços diferentes dos que fazia na casa da madrasta?
b) Por que, então, ela gostava de trabalhar na casa da Senhora Holle?
*c) Das características a seguir, quais a personagem revela ter durante esse período?

(  ) dedicação
(  ) persistência 
(  ) humildade 
(  ) arrogância 
(  ) gratidão 
(  ) orgulho

*7) Observe estas duas frases do texto:

“Preciso retornar para junto dos meus”

“por estar toda coberta de ouro, ela foi muitíssimo bem recebida por sua mãe e irmã”

a) A primeira frase é dita por quem? Que espécie de sentimentos ela retrata?
b) O que a segunda frase mostra sobre os sentimentos da mãe e da irmã?

*8) O comportamento das duas irmãs na casa da Senhora Holle foi o mesmo? Explique:
a) O que as atitudes da filha legítima revelam sobre seu caráter?

9) Em qual parágrafo do texto:
*a) Os pães falam com a protagonista?
*b) As maçãs falam com a protagonista?
c) O que é utilizado para representar que um personagem do texto está falando?

*10) Observe o 1º parágrafo do texto. Como os outros parágrafos, ele apresenta partes menores, as frases, que são delimitadas pelo ponto. 

a) Observe o número de pontos desse parágrafo. Quantas frases há nele?
b) O parágrafo se inicia com a letra maiúscula. E as frases, são iniciadas com letras maiúsculas ou com letra minúscula?

11) Tipos de frase:
Interrogativa: usada para fazer uma pergunta.
Declarativa: usada para dar uma resposta, uma informação ou contar alguma coisa.
Exclamativa: usada para expressar espanto, surpresa, emoção, admiração, alegria, etc.
Imperativa: usada para expressar uma ordem, um desejo, uma advertência, um pedido.

*Retire do texto:
a) Um exemplo de frase exclamativa:
b) Um exemplo de frase interrogativa:
c) Um exemplo de frase imperativa:
d) Um exemplo de frase declarativa:

*Fonte: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens -  6º ano 7.ed.reform. São Paulo: Saraiva, 2012.

Um comentário:

blogger disse...

achei muito legal com muitas atividades