quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tia Fifa: Ela é exigente. Quer que tudo esteja perfeito. E não aceita explicações

Tia Fifa: Ela é exigente. Quer que tudo esteja perfeito. E não aceita explicações
Luis Fernando Veríssimo

Uma visita da tia Fifa causa alvoroço nas famílias. Ela anuncia a visita com antecedência para a família se preparar. Porque a tia Fifa é exigente. Quer que, quando chegar, tudo esteja perfeito. E não aceita explicações.

Quando chega, a tia Fifa passa o dedo nos móveis com luva branca, atrás de poeira. Examina ____ unhas de todo o mundo. Procura sujeirinha atrás de todas ___ orelhas e cheira todas as meias. Inspeciona ____ novas instalações que mandou construir antes de chegar, de acordo com especificações rigorosas. E ai de quem reclamar.

— Tia Fifa, nós somos pobres...

— Não interessa. Pobreza não é desculpa para desleixo. A África do Sul também era pobre e minha visita lá foi um sucesso. As instalações que mandei construir ficaram lindas. Impressionantes, imponentes...

— E imprestáveis. Dizem que eles não sabem o que fazer com as instalações que a senhora deixou lá, depois da sua visita...

— Bobagem. São belíssimas.

É importante saber que a tia Fifa não é como é por insensibilidade ou elitismo desvairado. Suas exigências, que parecem irrealistas, obedecem a um desejo de ordem social e estética. A tia Fifa sonha com um mundo limpo, em que as desigualdades entre ricos e pobres desaparecem desde que todos sigam as mesmas regras e tenham o mesmo gosto, e por isso a convidam.

— Mas tia Fifa, o dinheiro que nós vamos gastar para que a casa fique como a senhora quer não seria melhor aproveitado na educação das crianças, ou na...

— Isso já não me diz respeito. Me convidaram e eu irei. Acabem as instalações que eu pedi no prazo e ponham a casa em ordem. E mais uma coisa:

— O que, tia Fifa?.

— Você está com mau hálito. Providencie.

http://oglobo.globo.com/opiniao/tia-fifa-8759626#ixzz2X3HqcBC2 

VOCABULÁRIO

1) Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I – ”Uma visita da tia Fifa causa alvoroço nas famílias.” – O termo destaco é antônimo de “calmaria”.
II – “Pobreza não é desculpa para desleixo.” – O termo destacado pode ser substituído por “descuido” sem alterar o sentido da frase.
III – “As instalações que mandei construir ficaram lindas. Impressionantes, imponentes...” - O termo destacado é sinônimo de “majestoso”, “grandioso”.
IV – “Inspeciona as novas instalações que mandou construir antes de chegar, de acordo com especificações rigorosas.” – O termo destacado pode ser substituído por “flexíveis” sem alterar o sentido da frase.
V – “É importante saber que a tia Fifa não é como é por insensibilidade ou elitismo desvairado.” – o termo destacado é antônimo de “prudente”, “coerente”.

a) Todas as alternativas estão corretas.                     d) As alternativas I e IV estão incorretas.
b) Nenhuma alternativa está correta.                           e) Apenas a alternativa IV está incorreta.
c) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Em relação à crônica de Luís Fernando Veríssimo, é incorreto afirmar que:
a) O texto é uma crítica aos altos gastos do país para sediar a Copa do Mundo de 2014.
b) A partir da leitura do texto, conclui-se que as exigências para um país sediar uma Copa do Mundo exigem construções e investimentos de alto valor e padrão.
c) O objetivo da Fifa é diminuir as desigualdades sociais e, por isso, exige que todos, sem exceção, tenham acesso a locais com infraestrutura de qualidade.
d) Tal qual como aconteceu na África do Sul, o texto pressupõe que as construções e reformas que aqui serão realizadas para a Copa do Mundo, não terão aproveitamento satisfatório depois do evento.

ATIVIDADES GRAMATICAIS

1) No trecho
“Ela anuncia a visita com antecedência para a família se preparar. Porque a tia Fifa é exigente. Quer que, quando chegar, tudo esteja perfeito. E não aceita explicações.”, os adjuntos adverbiais destacados expressam, respectivamente, circunstâncias de:
a) Causa – Tempo – Negação                       d) Finalidade – Tempo – Negação 
b) Finalidade – Lugar – Negação                  e) Causa – Lugar – Negação 
c) Finalidade – Causa – Negação 
2) Na fraseQuando chega, a tia Fifa passa o dedo nos móveis com luva branca, atrás de poeira.”, os adjuntos adverbiais destacados expressam, respectivamente, circunstâncias de:
a) Tempo – Lugar – Instrumento – Finalidade            d) Lugar – Causa – Lugar – Finalidade 
b) Tempo – Lugar – Instrumento – Lugar                    e) Tempo – Causa – Causa – Finalidade 
c) Tempo – Lugar – Finalidade – Finalidade 

3) Assinale a alternativa que contém erro quanto à classificação do termo sublinhado:
a) “Pobreza não é desculpa para desleixo.”- CN 
b) “Suas exigências, que parecem irrealistas, obedecem a um desejo de ordem social e estética.” - OI
c) “Acabem as instalações [...]” - OD
d) “A tia Fifa sonha com um mundo limpo [...]” CN
e) “Dizem que eles não sabem o que fazer com as instalações que a senhora deixou , depois da sua visita...” – Adjunto Adverbial de Lugar

4) A alternativa que completa corretamente as lacunas no 2º parágrafo do texto é:
a) as – às – às                                      d) as – às – as 
b) as – as – às                                      e) as – as – as 
c) às – às – às 

Nenhum comentário: