terça-feira, 13 de novembro de 2012

O VESTIDO - Celso Sisto

O Vestido (fragmento da obra "A compoteira")
A alegria veio me visitar. Já de manhãzinha, quando eu me preparava para ir ao aniversário. A festa ia ser na casa da avó da Mariazinha. Casa antiga, cheia de portas, passagens, mistérios!
Vesti minha roupa antes da hora. Queria ficar com ela assim, tocando a minha pele, o maior tempo possível. Por causa daquele tecido gostoso, fininho, que parece que faz um carinho na gente. Era um carinho azul da cor do meu vestido.
Alegria no começo do dia é feito chegar pertinho do céu, daí o vestido azul, com flores brancas.
Quando estou azulada sou rápida e leve. Corro mais do que qualquer menino. E pulo alto também, porque minha cabeça toca nas nuvens! Ra-ra-rá! É verdade! Minha cabeça já vive cheia de nuvens!

Atividade de motivação e pré-leitura:
1 - O professor pode dispor de uma série de papéis coloridos para a turma e pedir que cada um escolha um para confeccionar, em tamanho pequeno, uma roupa que usaria com aquela cor. Em seguida, cada um diria por que a escolheu e como se sentiria usando aquela roupa. Após, o professor pode lançar mão de perguntas do tipo:
a) Há ligação entre a roupa que escolhemos e o nosso humor?
b) Qual a sua roupa preferida? Por quê? Qual a cor dela?
c) Como você se sente usando sua roupa preferida?
d) Qual a cor de roupa de que você menos gosta?

Ao final da atividade, pode ser feito um varal com as exposições dessas roupas.

Atividades de Pós-Leitura:
1 - Explique o significado da expressão "A alegria veio me visitar":
2 - No primeiro parágrafo do texto, encontramos uma expressão que nos indica o momento em que o fato narrado aconteceu. Escreva essa expressão.
3 - A narradora do texto era uma  menina. Comprove essa afirmação com passagens do texto.
4 - Em que lugar seria a festa? Desenhe esse local conforme a descrição apresentada no texto.
5 - Complete o quadrinho abaixo, dando um sentido à frase conforme a história.
FATO

MOTIVO
A narradora resolveu vestir sua roupa antes da hora
porque

Ela queria ficar com a roupa o maior tempo possível
porque

Ela escolheu o vestido azul
porque

Ela deveria se chamar Alice Algodão
porque

6 - O que significa uma "cabeça cheia de nuvens"?

Fonte: Fascículo "Ler..." (2012, nº 03 - ANO X)



Nenhum comentário: