terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cheiro da Lembrança - Celso Sisto

1. Atividades de motivação para os poemas do Livro "Cheiro de Lembrança"
a) O professor entregará pacotinhos nos quais haverá resíduos de vários cheiros típicos do dia a dia: café, temperos, perfumes, ervas, entre outros. O aluno, depois de cheirá-los, fará sua identificação. Após a identificação, eles comentarão a que situação de suas vidas os cheiros se relacionam.
b) O professor, previamente, fatiará s versos do poema e os entregará aos alunos que, reunidos em grupos de 4 ou 5 alunos, organizarão os versos, dando-lhes a ordem e o sentido que julgarem mais convenientes, colando-os numa folha colorida que será afixada no quadro. Depois que todos a afixarem, o professor apresentará a versão do escritor Celso Sisto.

2. Leitura oral e expressiva das estrofes.

3. Atividades de leitura:


1
2
3
4
A sopa faz barulho
na alma.
Cheira  forte,
cheira força,
é adubo.
Aquece o pé dos sonhos,
para que eles continuem brotando,
ainda que no inverno
familiar.
Café torrado se espalha pela casa.
Logo ali, depois do almoço, minha vó, meu avô, voltam do passado para juntar os grãos da história.
E eu, feito galinha solta no terreiro vou ciscando a memória inundada dos cheiros!
Nhoque saindo da panela, a escumadeira feito vara de pescar. As bolinhas de massa enfeitadas com molho regando a fome de justiça.
Gostoso mesmo era ver o avô, trabalhador ganhando sua Itália, na boca faminta, para fazer, com força, a América!
A limpeza da casa durou sete anos. Vezes sete. Era preciso desencavar brigas, palavras feias, lágrimas, raivas, e deixar a terra do passado cheirando a jasmim.

a) No 1º poema, o eu-lírico afirma que "A sopa faz barulho / na alma. / Cheira forte, / cheira força, / é adubo. Para você, o que esses versos expressam?
b) Neste mesmo poema, há a afirmação de que a sopa "Aquece o pé / dos sonhos,". É possível aquecer um pé de sonhos? Comente.
c) Qual é a palavra que indica que este pé de sonhos não é o órgão físico ao qual denominamos ?
d) No espaço abaixo, desenhe como você imagina que seja um pé de sonhos:


e) Se você pudesse plantar um pé de sonhos, como ele seria? Quais os sonhos que nele floresceriam?
f) A palavra família normalmente dá a ideia de aconchego, calor. No poema, aparece a expressão "inverno familiar". O que ela pode significar?
g) Continuando com a temática dos cheiros, o 2º poema explora um cheiro característico nas nossas casas: o de café. O eu-lírico afirma que "minha avó, / meu avô / voltam do passado." Pela expressão pode-se entender que os avós estão vivos ou mortos? Qual a palavra que confirma a ideia?
h) O eu-lírico se compara a uma galinha que cisca. O que ele cisca? Comente.
i) Na sua opinião, por que a memória está "inundada de cheiros?
j) No 3º poema, o eu-lírico lembra de uma comida que ele caracteriza como "bolinhas de massa". Por que a escumadeira é comparada a uma vara de pescar?
k) No poema, podemos perceber a nacionalidade do avô? Quais os elementos que a confirmam?
l) Como era o avô? Retire uma expressão do poema que comprove sua descrição.
Questões referentes ao 4º poema.
m) Quantos anos durou "a limpeza da casa"? O que foi limpo nesse tempo?
n) O jasmim é uma flor perfumada ou não? O que isso confere ao poema?
o) Explique a expressão "Deixar a terra do passado / cheirando a jasmim".
p) Liste nas linhas abaixo:
Quando eu era pequeno, eu gostava de....                            Agora gosto de....
________________________________                           __________________________
________________________________                           __________________________
________________________________                           __________________________

4. Sugestões de atividades de produção textual:
a) Selecione algumas fotos antigas e com elas organize um painel. Escolha uma pessoa ali representada e crie um biografia para ela.
b) Muitos cheiros nos trazesm lembranças boas ou más. Escolha um cheiro que tenha um significado especial para você e redija um texto desenvolvendo sua opção.
c) Crie um acróstico com a palavra Lembrança.
d) Faça uma entrevista com algum parente (avô, avó, tios) na qual eles exponham como foi a sua infância.
e) Redija uma receita de alguma comida que o(a) tenha marcado.
f) Todos temos sonhos que queremos realizar. Qual é o seu? Escreva um texto narrativo no qual a personagem principal realize seu sonho.

FONTE: Fascículo Ler... (2012, nº 3 - Ano X)








Nenhum comentário: