terça-feira, 26 de junho de 2012

LENDA EM FORMA DE CAFÉ - Atividades de Sintaxe e Pronomes

TEXTO 1
LENDA EM FORMA DE CAFÉ
Rafael Duarte
               
Senna Store, loja dos produtos com a marca Ayrton Senna, em parceria com a empresa DeLonghi, está leiloando, em seu site, quatro cafeteiras personalizadas com design inspirado em grandes momentos da carreira do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1. A DeLonghi, que já foi patrocinadora de Senna em 87, quando o brasileiro corria pela Lotus, retomou a parceria para apoiar o Instituto Ayrton Senna.

Senna era um brasileiro como poucos: além de se orgulhar de seu país – que, se já é difícil hoje, nos anos 80 era ainda pior – tentava, da forma que podia, ajudar aos mais necessitados, principalmente crianças e jovens. Em março de 1994, confidenciou para sua irmã o desejo de criar alguma ação que pudesse ajudar essas pessoas, tentando diminuir os problemas causados pelas enormes desigualdades sociais de nosso país. Em maio, infelizmente, o mundo perdeu um dos melhores pilotos da História (na minha opinião, o melhor), e o Brasil, um de seus maiores cidadãos. O Instituto Ayrton Senna nasceu em novembro daquele ano, como um legado de Senna para o Brasil, e hoje atende cerca de 2 milhões de crianças e jovens, em mais de 1.300 municípios do país.

As cafeteiras são personalizadas por Rinaldo Ferranezi e pela Cia Vintage e ilustram quatro momentos da carreira de Senna:

Mônaco 84: a primeira temporada de Senna na Fórmula-1. Correndo pela pequena escuderia Toleman, em Mônaco, uma das pistas mais difíceis, Ayrton chega em segundo lugar, atrás apenas de Alain Prost, após a corrida ser suspensa por causa da chuva. Se ela continuasse, provavelmente Senna teria conquistado sua primeira vitória, mesmo com um carro muito inferior.



Portugal 85: Senna, já correndo pela Lotus (a linda Lotus preta e dourada da John Player Special), também sob forte chuva (correr na chuva era uma das especialidades do piloto), alcança sua primeira vitória na Fórmula-1.


EUA 87: referência ao início da parceria entre Senna e a DeLonghi. Senna, ainda na Lotus (dessa vez a amarela, da Camel) conquista sua primeira vitória em Mônaco. Senna viria a vencer no circuito mais 5 vezes ao longo de sua carreira, sendo conhecido como Rei de Mônaco.




Japão 91: homenagem ao período mais vitorioso de Senna, conquistando os títulos mundiais de 1988, 90 e 91. Conquistou também, nas pistas, o título de 89, que lhe foi tirado no “tapetão”.







Todos os modelos estão disponíveis no site pelos próximos 32 dias para quem tiver interesse em adquirir uma peça exclusiva, de bom gosto, e ainda ajudar numa causa nobre. Aqueles que não puderem adquirir uma das cafeteiras, ainda assim podem ajudar o Instituto com doações. Minha sugestão para a DeLonghi e para o Instituto Ayrton Senna seria produzir um modelo em escala, atingindo um público maior e ajudando ainda mais as crianças.

1) Passe para a voz passiva o primeiro período do texto. Em seguida, identifique o Agente da Passiva.

2) Em relação à frase “...com design inspirado em grandes momentos da carreira do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1.” , é correto afirmar:

a) “da carreira” é um complemento nominal, pois completa o sentido de um substantivo abstrato (momentos), e do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1 é um adjunto adnominal, pois completa o sentido de um substantivo concreto (carreira).
b) “da carreira” é um complemento nominal, pois completa o sentido de um verbo abstrato (momentos), e “do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1” é um complemento adnominal, pois completa o sentido de um substantivo abstrato (carreira).
c) “da carreira” e “do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1” são complementos nominais, pois completam o sentido de substantivos abstratos (“momentos” e “carreira”).
d) “da carreira” e “do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1” são adjuntos adnominais, pois completam o sentido de substantivos concretos (“momentos” e “carreira”).

e) “da carreira” é um objeto direto, pois completa o sentido do verbo transitivo direto “momentos” e “do piloto tricampeão mundial de Fórmula-1” é um adjunto adnominal, pois completa o sentido do substantivo concreto “carreira”.

3) Classifique os termos destacados em OD, OI, CN ou AA:
a) “...confidenciou para sua irmã o desejo de criar alguma ação...”
b) “...ajudar aos mais necessitados...”
c) “...homenagem ao período mais vitorioso de Senna”.
d) “...para quem tiver interesse em adquirir uma peça exclusiva...”
e) “...tentando diminuir os problemas causados pelas enormes desigualdades sociais de nosso país.”

4) Identifique o Agente da Passiva presente no 3º parágrafo do texto. Em seguida, passe a frase para a voz ativa.

5) Reflita sobre o trecho destacado no segundo parágrafo do texto e disserte, em aproximadamente 10 linhas, o que você pensa acerca desta afirmação.

6) Assinale a alternativa que corresponde à correta transformação da frase abaixo para a voz passiva.
“Senna, ainda na Lotus, conquista sua primeira vitória, em Mônaco.”
a) A primeira vitória era conquistada por Senna, em Mônaco, ainda na Lotus.
b) A primeira vitória foi conquistada por Senna, em Mônaco, ainda na Lotus.
c) Em Mônaco, ainda na Lotus, a primeira vitória é conquistada por Senna.
d) Em Mônaco, ainda na Lotus, a primeira vitória será conquistada por Senna.
e) A primeira vitória será conquistada por Senna, em Mônaco, ainda na Lótus. 

7) Reescreva as frases abaixo, substituindo os termos sublinhados por pronomes. Faça as alterações necessárias.
a) “...tentava, da forma que podia, ajudar aos mais necessitados...” 
b) “...confidenciou para sua irmã o desejo de criar alguma ação que pudesse ajudar essas pessoas, tentando diminuir os problemas...”
c) “Todos os modelos estão disponíveis no site pelos próximos 32 dias para quem tiver interesse em adquirir uma peça exclusiva...”
d) “Aqueles que não puderem adquirir uma das cafeteiras, ainda assim podem ajudar o Instituto...”
e) “...correr na chuva era uma das especialidades do piloto...”

8) Complete a lacuna do 2º parágrafo do texto com o pronome demonstrativo adequado.

9) “...alguma ação que pudesse ajudar essas pessoas” (2º parágrafo). A que termo(s) se refere(m) o pronome destacado?

10) Retire, do texto, 4 frases onde apareçam pronomes possessivos, explicando o sentido das mesmas.

11) Retire, do texto, 3 frases onde apareçam pronomes indefinidos.

12) Predomina, no texto, qual tipo de numeral? Comprove com exemplos do texto:

13) Há, no texto, um exemplo de numeral multiplicativo. Destaque a frase onde o mesmo aparece.

14) “Se ela continuasse, provavelmente Senna teria conquistado sua primeira vitória, mesmo com um carro muito inferior”. (4º parágrafo). Como se classifica o pronome destacado na frase e qual termo mencionado anteriormente, ele substitui?

15) Classifique os pronomes destacados como PRONOMES SUBSTANTIVOS ou PRONOMES ADJETIVOS. Em seguida, classifique-os de acordo com os tipos de pronomes destacados até o momento.

a) “...o mundo perdeu um dos melhores pilotos da História (na minha opinião, o melhor), e o Brasil, um de seus maiores cidadãos...”
b) “...alcança sua primeira vitória na Fórmula-1.”
c) “Aqueles que não puderem adquirir uma das cafeteiras...”
d) Se ela continuasse, provavelmente Senna teria conquistado sua primeira vitória, mesmo com um carro muito inferior.

Nenhum comentário: