sexta-feira, 18 de maio de 2012

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE LITERATURA - ROMANTISMO


1 – Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I – O tempo, o espaço e a pessoa são os elementos essenciais da narrativa.
II – O narrador pode ser em 1ª pessoa (narrador-observador) ou em 3ª pessoa (narrador - onisciente).
III - O narrador-onisciente não participa da história, apenas narra os fatos de que tem conhecimento, em 3ª pessoa.
IV – O autor da narrativa é o próprio narrador.
V – O tempo é o momento de referência da narrativa. A partir dele estabelece-se um “antes” e um “depois” do fato narrado.

a) Todas as alternativas estão corretas.                        d) As alternativas II e IV estão incorretas.
b) Todas as alternativas estão incorretas.                    e) As alternativas III e IV estão incorretas.
c) As alternativas I, II e III estão corretas.

2 – ASSINALE V OU F:


São características do Romantismo:
( ) Os autores do Romantismo expressam aquilo que lhes é individual. Buscam exprimir sua personalidade, aquilo que lhes é único e intransferível.
( ) Atingir a o leitor no âmbito racional, é o objetivo dos autores Românticos.
( ) No Romantismo, supervaloriza-se o amor e o cultua-se a mulher, que é divinizada, um ser puro e virginal.
( ) O Romantismo não admite a ocorrência de fatos misteriosos, inexplicáveis, sobrenaturais.
( ) O amor, no Romantismo, é supervalorizado.
( ) A perda do amor, nesse período da Literatura, leva à loucura, à morte ou ao suicídio.
( ) Os tipos de Romance que existem são: romances de memória, policiais, de terror e mistério, de ficção científica, biográficos, entre outros.

3 – Analise as informações abaixo e diga a que Romance, estudado no trimestre, eles se referem:

a) Em ______________________________________, a relação amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português, domina toda a obra. Toda a força poética do livro advém dessa relação amorosa.
b) O romance retrata a história de uma moça, filha de uma pobre costureira, que era apaixonada por um rapaz que a deixara por uma moça rica. Depois de um tempo e já órfã, a moça pobre recebe uma herança e ascende na escala social. Por mágoa do antigo namorado, resolve compra-lo para marido. Assim, através de um procurador, o moço recebe uma proposta de casamento e a aceita sem saber exatamente com quem se casará - interessa-lhe apenas o dinheiro, cem contos de réis, que vai receber por isso. Ao descobrir que sua noiva é sua antiga namorada, ele se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. Estamos falando do romance _______________________________________.
c) O romance retrata a história de um rapaz que aposta com amigos que não ficaria apaixonado por mais de 15 dias por mulher alguma. Sua pena ( em caso de perda) seria a de escrever um romance para estes amigos. Como se apaixona perdidamente por uma menina, surge o romance em questão, onde ele retrata sua heroína perfeita e conta os obstáculos que enfrentam para viver esse grande amor. Este romance é intitulado ___________________. 
d) A história de _____________________________________ conta a história de dois gêmeos que, apaixonados pela mesma menina, acabam se desentendendo. Um se vinga quebrando uma garrafa e cortando, com ela, o rosto do irmão. A cicatriz em forma de meia-lua será uma marca do ódio perene entre ambos.
Os pais percebem que o incidente pode despertar uma série de vinganças entre os dois e, para evitar isso, mandam um dos irmãos a uma aldeia remota no Líbano. A estratégia resulta inútil, pois a única coisa que não muda no filho, ao voltar para o Brasil, é o ódio que sente do irmão.
e)    _________________________ é a história de uma moça sertaneja simples, carinhosa, meiga e bela que está prometida a se casar com um homem escolhido pelo pai, embora seja apaixonada por outro rapaz que também a ama. Como o pai da moça proíbe o romance, os dois se encontram às escondidas. Mais tarde, o noivo a ela prometido descobre e assassina o grande amor de sua vida. Mais tarde, a moça também acaba morrendo de tristeza por ter que se casar com o assassino de seu grande amor.
f)                   _____________________________________conta a história de uma viúva, que se vê livre de um casamento forçado, para viver um grande amor. Entretanto, para viverem esse grande amor, o rapaz precisaria abandonar seu posto de sargento.

4 – Qual é o tipo de narrador que aparece nos textos mencionados acima?

Nenhum comentário: