terça-feira, 1 de novembro de 2011

Garrafas ao mar



Luís Fernando Veríssimo

Existem várias histórias de garrafas lançadas ao mar com um bilhete dentro. Eu mesmo, certa vez, coloquei um bilhete dentro de uma garrafa e larguei no mar. A garrafa, levada pela correnteza, desapareceu no horizonte. Um mês depois, voltou com o mesmo bilhete dentro, com várias correções na gramática.
Ficou famoso o caso do navegador português que mandava telegramas dentro de vidrinhos de remédio, para chegar mais rápido. E do outro, brasileiro, que escreveu um bilhete pedindo socorro, rasgou o bilhete em vários pedacinhos, colocou cada pedacinho dentro de uma garrafa e mandou cada garrafa numa direção para aumentar suas chances de ser salvo. E do outro que usou uma garrafa de vinho para mandar um bilhete e uma meia garrafa para mandar um P.S. E o náufrago prolixo que só mandava garrafão? 
A melhor história de garrafas e bilhetes que conheço é a de um anúncio, acho que do uísque Chivas Regal. Um cartum mostra alguém na praia lendo um bilhete retirado de uma garrafa trazida pelas ondas. O bilhete diz
"Estou numa ilha deserta, só eu e oitenta caixas de Chivas Regal que sobraram do naufrágio. Por favor, não mandem ajuda." 
Você pode imaginar variações para esta história. Garrafas de champanha começam a dar na praia, em sucessão. Cada uma com um bilhete dentro. Os primeiros doze bilhetes dizem: 
"Estou numa ilha deserta com uma palmeira e cinco caixas de champanha. Acendi uma fogueira para poderem me localizar. Por favor, mandem ajuda." 
O décimo terceiro bilhete diz: 
"Estou numa ilha deserta com duas palmeiras e quatro caixas de champanha. Acendi uma fogueira para poderem me localizar. Por favor, mandem ajuda."
O vigésimo quarto bilhete diz: 
"Estou numa palmeira deserta com duas ilhas, três caixas de champanha e a Demi Moore. Acendi uma ajuda para poderem me localizar. Por favor, mandem fogueira." 
Dias depois: 
"Estou numa fogueira com duas Demi Moores, quatro palmeiras e duas caixas de champanha para poderem me ajudar. Acendi um favor, mandem uma ilha." 
Depois. 
"Estou numa Memi Doore com dois favores, uma caixa de champanha, uma ilha, um deserto, dezessete palmeiras e um elefante. Avistei um navio no horizonte e apaguei a fogueira depressa." 
Finalmente: "Estou numa ilha com dezessete Medi Roomes, quinze elefantes, dez palmeiras, oito favores desertos, sete ajudas acesas e seis fogueiras. Mandem cinco caixas de champanha." 
Ou então": chega uma garrafa na praia com um bilhete que diz: 
"Estou numa ilha com a Sharon Stone e um orangotango que não apenas não deixa eu me aproximar dela como dá sinais de que vai querê-la como sua fêmea, com exclusividade. Por favor, façam uma destas cinco coisas: 
a) mandem uma arma 
b) mandem uma orangotanga 
c) mandem a Demi Moore
d) se nada mais der certo, mandem uma filmadora." 

1)      Considere as seguintes afirmações.
I – É possível depreender, a partir da leitura do texto, que o bilhete escrito pelo narrador e lançado ao mar, estava cheio de erros gramaticais.
II – Da frase “E o náufrago prolixo que só mandava garrafão?” é possível depreender que o náufrago escrevia bilhetes muito extensos, o que justificaria o uso do garrafão para enviá-los.
III – Ao mencionar a propaganda do uísque, o narrador afirma que, a partir desta propaganda, alguém que esteja naufragado e que tenha a sua disposição 80 garrafas da bebida uísque não desejaria ser salvo.
A partir dessas afirmações, estão corretas.
a)      I                                      c) III                                      e) Nenhuma das alternativas
b)      II                                    d) I, II, III
 2)      A partir da variação imaginada pelo narrador para a propaganda, leia as mensagens a partir do 6º parágrafo e conclua por que elas variam da forma como variam.

3)      Dos verbos destacados no texto indique a conjugação, o tempo  e o modo, e o número e a pessoa em que estão conjugados.

4)      Retire do texto:
a)      2 verbos no particípio:
b)      2 verbos no gerúndio:                                                                                                                

5)      Observe a tirinha a seguir e responda as questões.


a)   Qual é a forma nominal dos  verbos sublinhados?

b)      Há, na tirinha, 2 verbos no imperativo. Quais são?

c)       Há, na tirinha, 2 frases nominais, ou seja, que não apresentam verbos. Destaque-as:

Nenhum comentário: