terça-feira, 8 de novembro de 2011

A águia e a coruja
Esopo
http://arteemanhasdalingua.blogspot.com/search/label/F%C3%A1bulas



Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

-- Basta de guerra – disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

-- Perfeitamente – respondeu a águia. – Eu também não quero outra coisa.

-- Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

-- Muito bem. Mas como vou distinguir os teus filhotes?

-- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

-- Está feito! – concluiu a águia.

Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

-- Horríveis bichos! – disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

E comeu-os.

Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.

-- Quê? – disse esta, admirada. – Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...

MORAL DA HISTÓRIA: Quem o feio ama, bonito lhe parece.

VOCABULÁRIO

1) PROCURE, NO TEXTO, SINÔNIMOS DAS PALAVRAS ABAIXO:

a) Desgraça, acidente: __________________________

b) Asneira, bobagem: ___________________________

c) Espantada: _________________________________

d) Diferenciar: ________________________________

e) Voltar, retornar: ____________________________

ATIVIDADES DE PÓS-LEITURA

1) Por que a coruja e a águia brigavam?



2) Qual o acordo que fizeram?



3) Quem descumpriu o acordo? Comprove com uma passagem do texto.



4) Quem é, segundo o texto, a rainha das aves?



5) A águia sabia que estava comendo os filhotes da coruja? Justifique.



6) Qual a palavra que a coruja usa para se referir a seus filhotes?

7) Enumere os parênteses conforme a ordem que acontecem as seguintes ações do texto:

( ) A coruja volta ao ninho e chora o desastre, indo tirar satisfações da águia.

( ) Águia e coruja combinam de não comer mais os filhotes uma da outra.

( ) A águia diz que os filhotes que comeu eram feios, bem diferentes de como a coruja descreveu os seus filhotes.

( ) Coruja e águia decidem parar de brigar.

ATIVIDADES GRAMATICAIS

1) Os substantivos águia e coruja, quanto ao gênero, são classificados como? ______________________________

2) Classifique os substantivos destacados no texto:

a) _____________________________________________________________________

b) ______________________________________________________________________

c) _____________________________________________________________________

d) _____________________________________________________________________

e) _____________________________________________________________________

f) ______________________________________________________________________

g) _____________________________________________________________________

h) ______________________________________________________________________

i) ______________________________________________________________________

j) _______________________________________________________________________

3) Quais as palavras utilizadas pela coruja para descrever seus filhotes?

4) Derive 2 substantivos de:

a) Ninho: ________________________

b) Bico: _________________________

c) Caça: _________________________

5) Encontre, no texto, dois substantivos no diminutivo e um no aumentativo. ________________________________________

Nenhum comentário: