terça-feira, 19 de julho de 2011

UMA NOTINHA PARA ESCLARECIMENTOS

Caros seguidores / usuários / leitores do Blog, venho por meio deste breve texto esclarecer que mantenho este espaço como registro das atividades que costumo trabalhar em minhas aulas, pois o mesmo me serve como ferramenta pedagógica. Em momento algum o objetivo foi comercial, financeiro ou coisas afins. E em momento algum mencionei que as atividades aqui publicadas são única e exclusivamente de minha autoria. Alguns exercícios sou eu que elaboro, de acordo com o tema que estou trabalhando em minhas  aulase de acordo com o texto utilizado. Entretanto, algumas são retiradas de livros didáticos ou então, compartilhadas por outros colegas. Sempre que eu tenho acesso às fontes, as mesmas são publicadas. Infelizmente, numa ou noutra postagem não é possível referenciar os autores. Sei da importância de dar créditos, mas se em algum momento não o fiz, é porque realmente não tive acesso à essa informação.
O mesmo acontece com as imagens que utilizo meramente para ilustrar as postagens. Creio que dá um tom mais alegre e divertido ao Blog e atrai, principalmente, a atenção dos meus alunos, que são o meu público alvo. É para eles e para o meu trabalho que publico. 
Já me cobraram direitos autorais de algumas imagens e de alguns textos. Volto a dizer que, quando tenho acesso a essa informação, ela é publicada. Infelizmente (ou felizmente), a Internet é um espaço muito amplo e as informações e/ou imagens são encontradas em "n" lugares, e nem sempre é possível saber quem as criou de fato. Facilitaria se, por exemplo, em relação às imagens, os autores/criadores registrassem seus nomes nas mesmas.
Fico grata e lisonjeada por ver que outros profissionais estão utilizando este espaço para elaborar suas aulas, ou simplesmente para estudar e conhecer um pouco mais da Língua Portuguesa.
Quando comecei, jamais imaginei que alguém me mandaria email dizendo que utilizou determinada atividade, pedindo os gabaritos, etc.
Esclareço que não publico os gabaritos, pois, como já mencionei, utilizo o Blog em sala de aula. Ele serve como material de apoio aos meus alunos. E, na maioria das vezes, não faço nenhum gabarito, pois corrijo as tarefas no momento em que são realizadas.
Enfim, registro que continuarei publicando minhas atividades e elas estarão à disposição dos que se interessarem. Reafirmo que meu único objetivo é ter um espaço onde eu possa registrar um pouco daquilo que trabalho, para não ter que ficar vasculhando cds ou pendrives toda vez que busco tarefas para determinado conteúdo.
Peço desculpas aos que se sentiram ofendidos ou descreditados por terem reconhecido imagens ou textos seus neste espaço. Em momento algum assumi como meus, apenas compartilhei itens que julguei interessantes. Informo que excluí as publicações que não continham os créditos que estavam sendo cobrados, pois, apesar de os autores terem me apontado o erro, não me passaram as referências completas para consertá-lo.

Fabeule S. Behling

Nenhum comentário: