terça-feira, 17 de maio de 2011

TORPEDOS - Moacyr Scliar

TORPEDOS
Moacyr Scliar

Apesar do fracasso dos quatro vestibulandos que haviam tentado fraudar a prova mediante mensagens pelo celular, ela decidiu fazer a mesma coisa. Em primeiro lugar, porque morava numa cidade muito menor que o Rio, na qual as medidas de segurança não eram tão rigorosas. Depois, não recorreria a quadrilha nenhuma, coisa que, segundo imaginava, tornava a operação vulnerável. Em terceiro lugar, não tinha outra opção: não sabia quase nada, e era certo que seria reprovada. Por último, havia uma coincidência favorável: estava com o antebraço esquerdo engessado. Nada preocupante, e na verdade ela até poderia ter tirado o gesso, mas não o fizera e agora contava com um ótimo esconderijo para o celular. Quem mandaria o gabarito? O namorado, claro. Rapaz inteligente (já estava cursando a faculdade), ele só teria de perguntar as questões para alguém que tivesse terminado a prova e enviar o gabarito por torpedo. Quando ela fez a proposta ao rapaz, ele pareceu-lhe um tanto relutante, incomodado mesmo. E no dia do vestibular ela descobriu por quê. Quarenta minutos depois de iniciada a prova, ela recebeu o tão esperado torpedo. Para sua surpresa, não continha o gabarito, e sim uma mensagem: "Sinto muito, mas não posso continuar namorando uma pessoa tão desonesta. Considere terminada a nossa relação. PS: boa sorte no vestibular". Com o que ela foi obrigada a concluir: tão importante quanto o torpedo é aquele que dispara o torpedo.

VOCABULÁRIO
Encontre, no texto, palavras sinônimas de:
a) frágil:_________________ d) rígidas, severas: _________________________________
b) respostas: ____________ e) fato simultâneo: _________________________________
c) contrário: _____________________

INTERPRETAÇÃO
1) Sobre o que trata a crônica de Moacyr Scliar?
2) Quem são as personagens da crônica e que tipo de relacionamento elas têm?
3) Qual foi o conteúdo do “torpedo” que surpreendeu a personagem? Quando foi enviado e quem o enviou?
4) O autor faz uma brincadeira com a palavra “torpedo”. Quais os dois sentidos utilizados para torpedo?
ATIVIDADES GRAMATICAIS
Para responder às questões 1 e 2, sobre período composto por coordenação, consulte o quadro abaixo:
Coordenadas AssindéticasSão orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhuma conjunção.
Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas: e, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.
Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas: ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.
Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente.
Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.

1) CIRCULE A CONJUNÇÃO NAS FRASES ABAIXO E CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES COORDENADAS:
a) “[...] porque morava numa cidade muito menor que o Rio, na qual as medidas de segurança não eram tão rigorosas.”
b) “[...] não sabia quase nada, e era certo que seria reprovada.”
c) “[...] ela até poderia ter tirado o gesso, mas não o fizera e agora contava com um ótimo esconderijo para o celular.”
d) “Para sua surpresa, não continha o gabarito, e sim uma mensagem […]
e) “"Sinto muito, mas não posso continuar namorando uma pessoa tão desonesta.”
f) “Por último, havia uma coincidência favorável: estava com o antebraço esquerdo engessado.”
2) CONSULTE O QUADRO DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E UTILIZE A QUE FOR MAIS ADEQUADA PARA LIGAR NUM SÓ PERÍODO AS ORAÇÕES ABAIXO. FAÇA AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS.
Exemplo:
Passe mais tarde, ainda não fiz, não está pronto. - Passe mais tarde, pois ainda não fiz e, por isso, não está pronto.
a) Passe mais tarde, ainda não fiz, não está pronto.________________________________
b) Ontem aquele calor, hoje chovendo.______________________________________
c) Espere, mais tarde nós vamos.____________________________________
d) O goleiro não tocou a bola. O goleiro estava mal posicionado.______________________
e) A atmosfera do planeta dá sinais de desequilíbrio. O ser humano continua agredindo a natureza. ______________________________________

3) CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS ABAIXO:
a) “[...] e era certo que seria reprovada.”
b) “[...] ele só teria que perguntar as questões para alguém.”
c) As vezes, desejo que um jovem cavaleiro apareça.
d) É bom que você não chegue muito tarde.
e) Todos diziam que não voltariam àquele lugar.
f) Discordo de que a internet seja apenas velocidade.
g) Ele se convenceu de que o racismo é algo ruim.
4) TRANSFORME OS SUBSTANTIVOS ABSTRATOS EM ADJETIVOS:
EXEMPLO: A desonestidade da menina. = A menina desonesta.
a) O fracasso dos quatro vestibulandos: __________________________________
b) A fraude da prova: ________________________________________________
c) O rigor da segurança: _____________________________________________
5) TRANSFORME OS ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS ABSTRATOS:
EXEMPLO: Conteúdo fácil. = A facilidade do conteúdo.
a) Operação vulnerável: ____________________________________________
b) Candidata reprovada: _____________________________________________
c) Rapaz inteligente: _______________________________________________

6) RETIRE, DO TEXTO, O ADJETIVO RELATIVO AO SUBSTANTIVO “coincidência” (linha 5):
_________________________________________________________________________________________________

7) RETIRE, DO TEXTO, O SUBSTANTIVO RELATIVO AOS ADJETIVOS “relutante e incomodado” (linha 9):
_________________________________________________________________________________________________

8) CLASSIFIQUE O GRAU DO ADJETIVO EMPREGADO NA ÚLTIMA FRASE DO TEXTO “tão importante quanto o torpedo é aquele que dispara o torpedo.”
_________________________________________________________________________________________________

9) DESTAQUE E CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS PRESENTES NO SEGUINTE TRECHO DO TEXTO:
Quem mandaria o gabarito? O namorado, claro. Rapaz inteligente (já estava cursando a faculdade), ele só teria de perguntar as questões para alguém que tivesse terminado a prova e enviar o gabarito por torpedo.”

SUBST.
PRÓPRIO
COMUM
SIMPLES
COMPOSTO
CONCRETO
ABSTRATO
PRIMITIVO
DERIVADO









































































10) NAS DUAS PRIMEIRAS FRASES DO TEXTO, HÁ:
a) 4 artigos d) 5 artigos
b) 7 artigos e) 9 artigos
c) 8 artigos
11) Destaque do texto o sujeito dos seguintes verbos e classifique-os:
a) mandaria ( linha 7): _________________________________________________
b) decidiu (linha 2):___________________________________________________
c) eram (linha 3): _______________________________________________
12) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO A CLASSIFICAÇÃO DOS PREDICADOS NAS ORAÇÕES ABAIXO:
I - “As medidas de segurança não eram tão rigorosas.”
II - “Ele pareceu-lhe um tanto relutante”.
III - “Ela decidiu fazer a mesma coisa.”
a) Predicado Verbal, Predicado Nominal, Predicado Nominal.
b) Predicado Nominal, Predicado Verbal, Predicado Verbal.
c) Predicado Nominal, Predicado Nominal, Predicado Verbal.
13) CLASSIFIQUE OS ADJUNTOS ADVERBIAIS SUBLINHADOS NAS ORAÇÕES ABAIXO:
a)“Sinto muito, mas não posso continuar namorando uma pessoa tão desonesta”.
_________________ ____________________ ___________________________

b) Quarenta minutos depois de iniciada a prova [...]” ___________________________________
c) “[…] e agora contava com um ótimo esconderijo para o celular.” ______________________________________
d) “Morava numa cidade muito menor que o Rio [...]”
  ________________________ ______________________________
14) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM UM ERRO EM RELAÇÃO AOS TERMOS SUBLINHADOS.
a) “[...] as medidas de segurança não eram tão rigorosas.”
                                                                 VL            PS

b) “[...] não recorreria à quadrilha nenhuma [...]”
                       VTD                       OD

c) “[...] contava com um ótimo esconderijo [...]”
                 VTI                         OI

d) “Para sua surpresa, não continha o gabarito […]
                                                   VTD         OD

e) “[...] perguntar as questões para alguém [...]”
                  VTDI           OD                 OI


15) CLASSIFIQUE OS TERMOS SUBLINHADOS EM CN (complemento nominal) OU AA (Adjunto Adverbial) E JUSTIFIQUE:
a) “Apesar do fracasso dos quatro vestibulandos [...]” ______________________________
b) As questões do vestibular eram difíceis. ________________________________________
16) RETIRE, DO TEXTO, TRÊS FRASES NOMINAIS:

 

4 comentários:

Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís disse...

Olá vc poderia me enviar o gabarito desse exercício, por favor.
thais.honorio1311@gmail.com
muito obrigada

Pasquini disse...

Olá! Gostei muito de suas atividades. Parabéns! Gostaria se vc pudesse me mandar o gabarito desta atividade. Eu achei um pouco complicada.

Agradecida

Pasquini disse...

Olá! gostaria que me mandasse o gabario elianagmp@gmail.com