segunda-feira, 25 de abril de 2011

O PODER DA VALIDAÇÃO - ATIVIDADES DE SINTAXE E CLASSES GRAMATICAIS

O PODER DA VALIDAÇÃO
Stephen Kanitz
Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super-confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho.
Afinal, ninguém é de ferro. Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça que já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator se relaxa e parte tranquilo para o resto do espetáculo. Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada novo artigo que escrevo, e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam.
Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir esta insegurança?
Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.
Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro. Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.
Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição.
Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim". Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de você pelo que você é". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.
Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para sair validando os outros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o "máximo", que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o "máximo" são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.
Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se, ou dominar os outros em busca de poder.
Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.
Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um "valeu, cara, valeu".
Você já validou alguém hoje? Então comece já, por mais inseguro que você esteja.



Artigo publicado na Revista Veja, edição 1705, ano 34, nº 24, 20 de junho de 2001, pág.22
VOCABULÁRIO
1) Analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta:
I - “Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros.” - A palavra ledo é sinônima de alegre.
II - “Todo mundo é inseguro, sem exceção”. - A palavra exceção pode ser substituída por ressalva, sem alterar o sentido da frase.
III - “O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema”. - O termo decantado é sinônimo de criticado, no contexto.
IV - “Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.” - A palavra efêmera pode ser substituída por passageira, sem alterar o sentido da frase.
V - “Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo.” - O termo singelo pode ser substituído por complexo, sem alterar o sentido da frase.

a) Todas as alternativas estão corretas.               d) As alternativas II, III e V estão incorretas.
b) Todas as alternativas estão incorretas.            e) As alternativas I, II, IV e V são corretas.
c) As alternativas III e V estão incorretas.

INTERPRETAÇÃO
1) De acordo com o texto:
I – Não há pessoas que sejam totalmente seguras de si. Todos são inseguros e necessitam da validação do outro.
II – Estudar mais, ganhar mais dinheiro e trabalhar mais é a solução contra a insegurança.
III – A falta de segurança pessoal é o problema nº 1 da humanidade.
IV – Validar uma pessoa significa admirá-la pelo que ela tem, e não pelo que ela é.
V – Validamos a outra pessoa quando mostramos que ela significa algo para nós, que ela tem valor e importância.

a) As alternativas I, II e III estão incorretas.                  d) As alternativas II e IV estão incorretas.
b) As alternativas III, IV e V estão incorretas.               e) Todas as alternativas estão incorretas.
c) As alternativas IV e V estão corretas.

2) O texto “O poder da validação” trata, essencialmente:
a) Das virtudes e qualidades do homem que tem, por trás dele, uma grande mulher.
b) Da necessidade de estudar e trabalhar mais para, assim, adquirir a autoconfiança necessária para adquirir os bens materiais que se deseja.
c) A autoconfiança humana será adquirida a partir do momento que todos nos tornarmos capazes de elogiar o outro, suas qualidades pessoais, suas competências.
d) Todos podem se autovalidar, sem exceção.
e) Por causa da validação, o mundo tornou-se consumista, pois valoriza-se mais o ter do que o ser.

ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) A alternativa que corresponde, corretamente, aos tipos de sujeito presentes nas orações abaixo é:
I - “Todo mundo é inseguro, sem exceção.”
II - “Por falta de validação, criamos um mundo consumista [...]”
III - “Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo.”

a) Sujeito Simples, Sujeito Composto e Sujeito Indeterminado.
b) Sujeito Oculto, Sujeito Oculto e Sujeito Composto.
c) Sujeito Simples, Sujeito Composto e Oração sem sujeito.
d) Sujeito Simples, Sujeito Indeterminado e Sujeito Composto.
e) Sujeito Simples, Sujeito Oculto e Sujeito Composto.

2) A alternativa que corresponde, corretamente, aos tipos de predicado presentes nas orações abaixo é:
I - “O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado [...]”
II - “ Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação [...]”
III - “Os super-confiantes simplesmente disfarçam melhor.”

a) Predicado Verbal, Predicado Nominal e Predicado Nominal.
b) Predicado Nominal, Predicado Nominal e Predicado Verbo-Nominal.
c) Predicado Nominal, Predicado Verbal e Predicado Verbo-Nominal.
d) Predicado Verbal, Predicado Verbal e Predicado Verbo-Nominal.
e) Predicado Verbal, Predicado Verbo-Nominal e Predicado Verbal.

3) Nas orações a seguir, os verbos e seus complementos estão corretamente classificados, exceto na alternativa:
a) “Segurança depende de um processo que chamo de "validação".
                              VTD                                    OD
b) “O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema.
                                                                                                       VTD          OD
c) “[...]esquecemos de validar aqueles que admiramos. “
                VTI                OI                                       VI
d) “Todo mundo é   inseguro, sem exceção.”
                           VL   PS
e) “Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes”.
                                                                                           VL        PS

4) CLASSIFIQUE OS TERMOS SUBLINHADOS USANDO CN (Complemento Nominal) ou AA (Adjunto adnominal):
a) O público do teatro reage com risadas e deixa Paulo Autran confiante. _______________________
b) A insegurança do ser humano é o problema nº1 da humanidade. ____________________________  
_______________________________________________________________________________________________


MESMO TEXTO, COM QUESTÕES DE CLASSES GRAMATICAIS



ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) A alternativa que analisa corretamente as frases a seguir é:
I - “Todo mundo é inseguro, sem exceção.”
a) Inseguro é um substantivo abstrato e exceção é o adjetivo referente a “todo mundo”.
b) Inseguro é o adjetivo correspondente a “todo mundo” e exceção é um substantivo no grau aumentativo sintético.
c) Inseguro é o adjetivo correspondente a “todo mundo” e exceção é um substantivo abstrato.

II - “Por falta de validação, criamos um mundo consumista [...]”
a) Falta, validação e mundo são substantivos, consumista é um adjetivo e um é um artigo indefinido.
b) Validação, mundo e consumista são substantivos e falta é adjetivo. Um é um artigo indefinido.
c) Falta e validação são substantivos, mundo consumista é um adjetivo composto e um é um artigo indefinido.

III - “Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo.”
a) Há, nesta frase, 4 substantivos – olhar, sorriso, singelo e mundo – e 3 adjetivos – simples, elogio e suficientes.
b) Há, nesta frase, 4 substantivos – olhar, sorriso, elogio e mundo – e 3 adjetivos – simples, singelo e suficientes.
c) Há, nesta frase, 4 substantivos – olhar, sorriso, validar e mundo – e 3 adjetivos – simples, singelo e suficientes.

2) Quais os adjetivos empregados para o substantivo “mundo”, no segundo parágrafo do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

3) O adjetivo “tranquilo” (2º parágrafo) se refere a qual substantivo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Os adjetivos “temporária” e “efêmera” (4º parágrafo) se referem a qual substantivo do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. DESTAQUE E CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS PRESENTES NO 1º PARÁGRAFO DO TEXTO:
SUBST.
PRÓPRIO
COMUM
SIMPLES
COMPOSTO
PRIMITIVO
DERIVADO
CONCRETO
ABSTRATO









































































2 comentários:

Thaís disse...

Olá vc poderia me enviar o gabarito desses exercícios, por favor.
thais.honorio1311@gmail.com

vanessa disse...

Perfeito!!!!!!