terça-feira, 1 de março de 2011

Elementar meu caro Watson - Parte II - Ensino Médio

1 - Três amigos, Mário, Nilo e Oscar, juntamente com suas esposas, sentaram-se, lado à lado, à beira do cais, para apreciar o pôr do sol. Um deles é flamenguista, outro é palmeirense e outro, vascaíno. Sabe-se, também, que um é arquiteto, outro é biólogo e outro é cozinheiro. Nenhum deles sentou-se ao lado da esposa, e nenhuma pessoa sentou-se ao lado de outra do mesmo sexo. As esposas chamam-s, não necessariamente nesta ordem, Regina, Sandra e Tânia. O arquiteto sentou-se em um dos dois lugares do meio, ficando mais próximo de Regina do que de Oscar ou do que do flamenguista. O vascaíno está sentado em uma das pontas, e a esposa do cozinheiro está sentada à sua direita. Mário está sentado entre Tânia, que está à sua esquerda, e Sandra. As esposas de Nilo e de Oscar são, respectivamente.
a) Regina e Sandra
b) Tânia e Sandra
c) Sandra e Tãnia
d) Regina e Tânia
e) Tânia e Regina

2 - Cinco aldeões foram levados à presença  de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou tão baixo que o rei - que era um pouco surdo - não ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram:
Bebelim: "Cebelim é inocente".
Cebelim: "Dedelim é inocente".
Dedelim: "Ebelim é culpado".
Ebelim: "Abelim é culpado".
O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ovira asdeclarações dos cinco acusados, disse então ao rei: "Majestade, apenas um dos cinco acusados é culpado e ele disse a verdade; os outros quatro são inocentes e todos os quatro mentiram". O velho rei, que, embora um pouco surdo, era muito sábio, logo concluiu corretamente que o culpado era:
a) Abelim
b) Bebelim
c) Cebelim
d) Dedelim
e) Ebelim

3 - Três pessoas - Amália, Beatriz e Cássia - aguardam atendimento em uma fila, em posições sucessivas. Indagadas sobre seus nomes, a que  ocupa a primeira posição entre as três diz: "Amália está atrás de mim"; a que  está na posição intermediária diz: "Eu sou a Beatriz"; a que ocupa a terceira posição diz: "Cássia é aquela que ocupa a posição intermediária". Considerando que Amália só fala a verdade, Beatriz mente algumas vezes e Cássia só fala mentiras, então a primeira, a segunda e a terceira posições são ocupadas respectivamente por:
a) Cássia, Amália e Beatriz
b) Cássia, Beatriz e Amália
c) Amália, Beatriz e Cássia
d) Beatriz, Amália e Cássia
e) Beatriz, Cássia e Amália

4 - Durante a perícia feita em uma residência assaltada, foram encontrados os seguintes vestígios que, com certeza, haviam sido deixados pelos assaltantes:
- uma lata vazia de refrigerante;
- uma lata vazia de cerveja;
- um fio de cabelo loiro;
- um toco de cigarro.
Após a realização da perícia, a polícia concluiu que os assaltantes eram apenas dois e que  eles se encontravam entre cinco suspeitos - Alceste, Boni, Calunga, Dorival e Eufrásio -, cujas características são as seguintes:
I - Alceste: só bebe refrigerante, tem cabelos loiros e não fuma;
II -  Boni: bebe cerveja e refrigerante, tem cabelos pretos e não fuma;
III - Calunga: não bebe refrigerante e nem cerveja, é ruivo e fuma cigarros;
IV - Dorival: só bebe cerveja, tem cabelos loiros e não fuma;
V - Eufrásio: só bebe refrigerante, é totalmente careca e fuma cigarros.
Com base nas informações dadas, é correto afirmar que os assaltantes eram:
a) Alceste e Boni
b) Dorival e Eufrásio
c) Boni e Calunga
d) Calunga e Dorival
e) Alceste e Eufrásio




4 comentários:

aline disse...

Por favor você não pode postar a resposta desse desafio?

Fabi Behling disse...

posso lhe enviar por email

aline disse...

Sim, também sou professora de português e acho suas atividades muito interessantes.

Fabi Behling disse...

Que bom que as atividades são úteis! Me mande seu email que envio a resposta!