sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADE COM SONETOS

  1. ORGANIZE OS TEXTOS A SEGUIR, COMPLETANDO-OS COM SEUS RESPECTIVOS VERSOS. EM SEGUIDA, CLASSIFIQUE AS RIMAS DE CADA SONETO:

SONETO DA FIDELIDADE
VINÍCIUS DE MORAES
SONETO DE SEPARAÇÃO
VINÍCIUS DE MORAES
De tudo, meu amor serei atento
De repente do riso fez-se o pranto


Que mesmo em face do maior encanto
E das bocas unidas fez-se a espuma




Quero vivê-lo em cada vão momento


De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama


Ao seu pesar ou seu contentamento.



E assim, quando mais tarde me procure


De repente, não mais que de repente






Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :


Fez-se do amigo próximo o distante


Mas que seja infinito enquanto dure.
De repente, não mais que de repente.

Fez-se de triste o que se fez amante                            E do momento imóvel fez o drama.
Silencioso e branco como a bruma                               E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se da vida uma aventura errante                             E da paixão fez-se o pressentimento
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

Quem sabe a morte, angústia de quem vive                  Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que não seja imortal, posto que é chama                      Dele se encante mais meu pensamento.
E rir meu riso e derramar meu pranto                            Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
E em seu louvor hei de espalhar meu canto

Nenhum comentário: