segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DESIDERATA - Verbos no Ensino Médio

Desiderata

Vá calmamente, entre o barulho e a pressa, e lembre-se da paz que somente existe no silêncio.

Na medida do possível, e sem se atraiçoar, tenha boas relações com todas as pessoas.
Diga a sua verdade quieta e claramente. Ouça os outros, mesmo os obtusos e ignorantes. Eles também têm uma estória a contar. Evite as pessoas ruidosas e agressivas. Elas são tormentos para o espírito.

Se você se comparar aos outros, você se tornará ora vaidoso, ora amargo, pois há sempre pessoas que lhe são inferiores ou superiores.

Goze tanto as suas realizações quanto os seus sonhos. Mantenha-se interessado naquilo que você faz, por humilde que seja. Aquilo que você faz é algo que você realmente possui, num tempo em que tudo muda sem parar.

Pratique a prudência nos seus assuntos comerciais, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe que isto o faça cego para as virtudes que existem. Muitas pessoas se esforçam por ideais altos. Por toda parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Não finja afeição. E nem seja cínico acerca do amor. A despeito da aridez e do desencanto, ele renasce tão teimosamente quanto o capim.

Aceite com elegância o conselho dos anos, deixando graciosamente para trás os prazeres da juventude. 

Crie força de espírito para proteger-se na desgraça repentina. Não se aflija, porém, com coisas imaginadas. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

Tenha uma disciplina saudável, mas seja gentil para consigo mesmo. Você é um filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui. E, quer você saiba disto ou não, o fato é que o universo caminha como deve. 

Por isto, esteja em paz com Deus, não importa como você pensa que ele é. E, a despeito da barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua alma.

Com todos os seus enganos, labutas e sonhos não realizados, este continua a ser um belo mundo. 

Cuide-se. Esforce-se por ser feliz...

1) QUAL O MODO VERBAL PREDOMINANTE NO INÍCIO DE CADA PARÁGRAFO?

2) ESCOLHA UMA FRASE QUE REPRESENTE O MODO INDICADO NA QUESTÃO ANTERIOR E REESCREVA-A PASSANDO OS VERBOS PARA A 3ª PESSOA DO PLURAL.

3) DESTAQUE DO TEXTO UMA FRASE QUE CONTENHA UM VERBO NO GERÚNDIO.
4) DAS FRASES ABAIXO, DESTAQUE:
  • Conjugação:
  • Modo:
  • Tempo:
  • Pessoa e número:
a) Eles também têm uma estória a contar.
b) Muitas pessoas se esforçam por ideais altos.
c) Ele renasce tão teimosamente quanto o capim. 

5)  INDIQUE A QUEM SE REFEREM OS SEGUINTES VERBOS, NO TEXTO:

a) Existe (1º parágrafo):
b) São (3º parágrafo):
c) Esforçam (5º parágrafo):
d) Nascem: (8º parágrafo):

2 comentários: