terça-feira, 12 de outubro de 2010

TRABALHO - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - ELEMENTOS DA NARRATIVA E FIGURAS DE LINGUAGEM


1 – Assinale a alternativa correta
I  - O autor é sempre o narrador do texto.
II - O narrador pode ser um personagem do texto.
III - O protagonista de uma narração é sempre o narrador.
IV - O discurso indireto é a narrativa em 3ª pessoa.
V -  Quando escrito em 1ª pessoa o texto narrativo é classificado como discurso direto.
a) As alternativas I e II estão corretas.
b) As alternativas I, II, e V estão incorretas.
c) As alternativas V, IV, II estão corretas.
d) Todas as alternativas são corretas.
e) Nenhuma alternativa é falsa.

2 -  APONTE AS ALTERNATIVAS QUE CORRESPONDEM AO QUE SE PEDE:
a)   “ Por que veio tão tarde”? perguntou-lhe Sofia.
b)   A menina afirmou que não bebia daquela água.
c)   – Não, não reparamos em nada.
d)   Dona Abigail sentou-se na cama, sobressaltada, acordou o marido e disse que havia sonhado...
e)    “...estava eu sentado sozinho num banco da Praça da Alfândega...”
Discurso direto: _____________Discurso em 1ª pessoa: _______________________
Discurso indireto: __________Narrador personagem: _________________________ Narrador Onisciente: ________Discurso em  3ª pessoa: ________________________

3 – REFERENTE AOS TRECHOS ABAIXO, INDIQUE O QUE SE PEDE:
a) Quando entrei no pequeno restaurante da praia os dois já estavam sentados, o velho e o menino. Manhã de um azul flamante. Fiquei olhando o mar que não via há algum tempo e era o mesmo mar de antes, um mar que se repetia e era irrepetível.
Foco narrativo predominante:             Tipo de narrador:______________
Tempo da narrativa: ____________________________________
b) A moça constatou contrariada que havia desperdiçado a primeira carga de charme e mostrou novamente seus pequeninos dentes, agora fazendo a precisadinha urgente, dizendo eu posso telefonar?
Foco narrativo predominante:             Tipo de narrador:______________
Tempo da narrativa: ____________________________________

4 – IDENTIFIQUE AS FIGURAS DE LINGUAGEM NAS FRASES ABAIXO:
a) Neste restaurante comemos bons pratos. (F.Pal.) __________________________
b) Ele é gentil como um cavalo chucro. (F.Pens.) _________________________
c) E eu, e você, e todos aqueles que acreditaram em nossa luta vencerão. (F. Sint.) _______________________
d) Morrerás morte vil na mão de um forte. (F.Sint.) ______________________
e) A óstia ficou grudada no céu da boca. (F.Pal.)____________________________
f) A criança nasceu com problemas mentais. (F.Pens.) ______________________
g) Minha irmã é um anjo. (F.Pal.) __________________________________
h) Que tal subir lá em cima e tomar um bom vinho? (F.Sint.) _________________
i) Você já leu Camões? (F.Pal.) ___________________________________________
j) Você gosta de cheiro-verde? (F.Pal.)______________________________________
l) E Carlos, jovem de idade e velho de espírito, aproximou-se. (F.Pens.) _______________
m)O Rei do Futebol já fez mil gols. (F. Pal.) _______________________________
n)Você é a garota mais linda do mundo.(F.Pens.) _____________________________
o) Depois que o sol me cumprimentou, dirigi-me a cozinha. (F.Pens.)__________
p) Eu vi coisas lindas, realmente emocionantes; ela, coisas abomináveis, terríveis... (F.Pens.) ___________________________________

4 comentários:

Pasquini disse...

Gostei? VC PODE ME MANDAR O GABARITO?
elianagmp@gmail.com

Hist´ria disse...

Você poderia me mandar o gabarito?
jecaixeta.12@gmail.com
Jeferson Caixeta

cheretas e cheretos disse...

Aonde se encontra o gabarito?
Podes me enviar?Agora?
Meu Email: jennypher_c@hotmail.com

hilton disse...

Parabéns pelo trabalho!
Gostaria também, a exemplo dos outros leitores, de ter o GABARITO das questões. É possível?
Estou no E-mail: hiltonmf@gmail.com
Hilton M. Ferreira
Brasília, DF