quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O CÓDIGO SECRETO - Leitura, vocabulário, interpretação textual


LEIA O TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO

O CÓDIGO SECRETO
Vocês já repararam que falar com os colegas na classe é muito difícil e toda hora ficam atrapalhando a gente? É claro que dá para falar com o colega que está sentado ao lado; mas mesmo que a gente tente falar baixinho a professora escuta e diz: “Já que você está com tanta vontade de falar, venha até o quadro, vamos ver se você continua tão tagarela!”. Também dá para mandar papeizinhos onde a gente escreve o que tem vontade de dizer;mas aí também a professora quase sempre vê o papel passar e manda a gente levar na mesa dela, e depois levar para o diretor, e como estava escrito “ O Rufino é burro, passe” ou “O Eudes é feio, passe” o diretor diz que você vai se tornar um ignorante, que vai acabar na cadeia, que isso vai deixar muito tristes os seus pais, que se matam para você poder ser bem educado. E ele deixa a gente de castigo depois da aula!
Foi por isso que no primeiro recreio de hoje de manhã nós achamos incrível a idéia de Godofredo.
- Inventei um código formidável, o Godofredo disse. É um código secreto que só a gente da turma vai entender.
E ele mostrou para nós: para cada letra a gente faz um gesto. Por exemplo: o dedo no nariz é a letra “a”, o dedo no olho esquerdo é “b”, o dedo no olho direito é “c”. Tem gestos diferentes para todas as letras: a gente coça a orelha, esfrega o queixo, dá tapas na testa, e assim até “Z”, quando a gente fica vesgo. Fantástico! [...]
Então nós pedimos para o Godofredo ensinar pra gente o código dele. Nós todos ficamos em volta do Godofredo e ele disse pra gente fazer que nem ele: ele tocou o nariz com o dedo e nós todos tocamos os nossos narizes com os nossos dedos; ele pôs um dedo no olho e nós todos pusemos um dedo no olho. Foi quando nós todos estávamos fazendo que nem vesgo que o sr. Moscadassopa chegou. O sr. Moscadassopa é um inspetor de alunos novo, que é um pouco mais velho do que os grandes, mas não muito, e parece que é a primeira vez que ele trabalha de inspetor de alunos numa escola.
- Escutem, o sr. Moscadassopa disse. Eu não vou cometer a insensatez de perguntar o que é que vocês estão tramando com essas suas caretas. Eu só vou dizer que se vocês continuarem eu deixo todos de castigo na folga de quinta-feira à tarde. Entenderam?
E ele foi embora.
- Bem, o Godofredo falou, vocês não vão se esquecer do código?
- Pra mim o que atrapalha é o negócio do olho esquerdo e do olho direito, para fazer o “b” e o “c”. Eu sempre me engano com a direita e a esquerda; é como a mamãe quando ela está dirigindo o carro do papai.
- Bom, não tem importância, o Godofredo falou.
- Como que não tem importância?, o Joaquim falou. Se eu quero te chamar de “imbecil” e eu digo “imcebil”, não é a mesma coisa.
- Quem é que você quer chamar de “imbecil”, imbecil?, o Godofredo perguntou.
Mas eles não tiveram tempo de brigar porque o sr. Moscadassopa tocou o sinal do fim do recreio. Com o sr. Moscadassopa os recreios estão cada vez mais curtos.

GOSCINNY & SEMPÉ. O pequeno Nicolau e seus colegas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

A PARTIR DO TEXTO QUE VOCÊ LEU, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
  1. Quem são as personagens que aparecem nessa história?
  1. Qual é o lugar onde estas personagens estão, ou seja, onde se passa a história?
  1. O narrador da história, ou seja, aquele que conta a história, é um adulto ou uma criança?
  1. O senhor Moscadassopa faz o que na escola?
  1. O senhor Moscadassopa é rígido, severo, ou mais paciente, tolerante com os meninos? Copie do texto 2 trechos que comprovem a sua resposta.
  1. Qual é o gesto que Godofredo inventou para representar a letra “c”?
  1. Por que Godofredo criou este novo código?
  1. Observe o código abaixo, baseado no código de Godofredo, e descubra o que Godofredo quis dizer. Cada ponto final ( . ) indica uma nova palavra:
Dedo no nariz = letra A                           Bater palmas = letra T
Dedo no olho esquerdo = letra B         Coçar a barriga = letra R
Dedo no olho direito = letra C               Piscar os dois olhos = letra E
Coçar o queixo = letra i                           Piscar o olho direito = letra M
Bater o pé = letra F                                   Piscar o olho esquerdo = letra D
Dedo na boca = letra U                           Abrir a boca duas vezes = letra P
Sorriso = letra S                                        Fechar os olhos = letra V
Dedo na orelha direita = letra G            Cruzar os braços = letra H
Dedo na orelha esquerda = letra O      Cruzar as pernas = letra N
Mostrar a língua = letra ã                        Ficou vesgo = letra Z
Coçar a cabeça = letra J                         Bater no peito = letra L
  1. Godofredo cruzou as pernas, mostrou a língua e colocou o dedo na orelha direita. Bateu o pé direito, coçou o queixo e ficou vesgo. Colocou o dedo na orelha direita. Bateu palmas, piscou os dois olhos, piscou o direito e colocou o dedo no nariz. O que ele quis dizer?
  1. O amigo de Godofredo, Joaquim, durante a aula, fez os seguintes gestos para Godofredo: Fechou os olhos, colocou o dedo no nariz, piscou o olho direito, colocou o dedo na orelha esquerda e deu um sorriso. Coçou a cabeça, pôs o dedo na orelha esquerda, depois na direita, colocou o dedo no nariz e coçou a barriga. Bateu o pé, colocou o dedo na boca, bateu palmas, piscou os dois olhos, colocou o dedo no olho esquerdo, depois na orelha esquerda e bateu no peito. Cruzou as pernas e colocou o dedo na orelha esquerda. Coçou a barriga, piscou os dois olhos, colocou o dedo no olho direito, coçou novamente a barriga e piscou os dois olhos, coçou o queixo e pôs o dedo na orelha esquerda. O que Joaquim perguntou a Godofredo?
  1. Preencha a cruzadinha ao lado de acordo com os tipos de frase abaixo (DECLARATIVA AFIRMATIVA, DECLARATIVA NEGATIVA, INTERROGATIVA, EXCLAMATIVA OU IMPERATIVA)
a – O sr. Moscadassopa é um inspetor de alunos novo.
b – Faça o tema para poder estudar para o teste.
c – Seres humanos não se comunicam mais.
d – Você entende o código de Godofredo?
e – O código criado por Godofredo é muito engraçado!
  10 - Organize as palavras abaixo e descubra as frases.
a) seu para pedimos então Godofredo o ensinar código nos o nós. 
 __________________________________________________________________________
b) dificuldade aula comunicar os professora não têm se durante porque de a deixa alunos para a.
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário: