sexta-feira, 8 de outubro de 2010

COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA - Trabalhando com substantivos e adjetivos no ensino fundamental


Trago esta atividade como sugestão para trabalhar, além da interpretação textual, com substantivos e adjetivos para turmas de 5ª ou 6ª série. 

COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA
            Há muito tempo atrás, mas há muito tempo mesmo, tanto que nem poeira ou lembrança existem mais, a terra era bem jovem e tudo estava por ser feito. Naqueles tempos, muitos animais tinham aparência bem diferente da que conhecemos hoje em dia. A zebra, por exemplo, era branca como a neve que  cobre o topo das montanhas e o babuíno tinha pêlos que lhe cobriam o corpo inteiro, da cabeça até o rabo. A brilhante zebra branca era por demais vaidosa e costumava passar horas e mais horas admirando o belo reflexo no espelho d’água de rios e lagos.
            - Como sou bonita! – costumava dizer, toda cheia de si, sacudindo orgulhosamente a cabeça e balançando o rabo.
            Um dia, ao avistar um babuíno muito feio na outra margem do rio, pôs-se a dizer:
            - Olhe como sou bonita, macaco feio! Zombava cruelmente do pobre babuíno, a voz e a maldade ecoando em todas as direções e indo muito além das montanhas ecoando em todas as direções e indo muito além das montanhas.
            - Zebra imbecil! – reagiu o babuíno, raivoso, erguendo a cabeça e cravejando os olhos flamejantes.
            - Você pode ser mais bonita e certamente o é, mas eu sou bem mais forte!
            Dito isso, a desafiou para um duelo. Na noite seguinte, sob a luz de uma grande fogueira, toda a tribo zulu veio assistir à briga da zebra com o babuíno.
            Este, muito esperto, cercara antecipadamente a fogueira com pedras. Usando de toda a sua habilidade, já que a beleza não põe mesa e inteligência é jóia rara, ferramenta para as grandes construções da vida, rapidamente conseguiu encurralar a zebra cada vez mais perto do fogo.
            Quando  já se encontravam bem próximos, a zebra descuidou-se, tropeçou nas pedras e caiu de costas sobre as toras incandescentes da fogueira.
            Da dor à surpresa não se passou muito tempo e logo a zebra corria de um lado para o outro, gritando, saltando e escoiceando feito louca, o fogo e a fumaça desprendendo-se do rabo, a pele branquinha marcada por grandes listras negras feitas pela madeira queimada.
            A pobre zebra relinchava e a dor era tamanha que lá pelas tantas, entre coices e relinchos mais e mais furiosos e incontroláveis, acabou acertando o babuíno no traseiro.
            Nossa, ela bateu com tanta força que até hoje, onde atingiu, não nasce mais pêlo, você nunca viu?
            É por isso, que a zebra tem listras negras e o babuíno possui o traseiro rosado e sem pêlo até os dias de hoje.
                                                                                                          Adaptado por Júlio Emílio Braz
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
a) O texto diz que “há muito tempo atrás, mas há muito tempo mesmo”, a zebra era diferente de como ela é hoje. Descreva-a. 
b) Nesse tempo, qual era a principal característica da zebra? 
c) O macaco tinha muito orgulho de uma característica sua. Qual? 
d) Quem fez o desafio para o duelo e por quê? 
e) Por que o babuíno cercou a fogueira com pedras? 
f) Por que a pele da zebra, que era branquinha, ficou marcada por grandes listras negras? 
g) O que fez a zebra para se vingar do babuíno? 
h) Como você explicaria as expressões:
* a beleza não põe mesa: 
* inteligência é jóia rara: 

ATIVIDADES GRAMATICAIS

1) CIRCULE OS ADJETIVOS NAS FRASES ABAIXO:
a) A terra era bem jovem e tudo estava por ser feito.
b) A brilhante zebra branca era por demais vaidosa.
c) A zebra passava horas admirando o belo reflexo no espelho d’água de rios e lagos.
d) Como sou bonita.
e) A zebra avistou um babuíno muito feio na margem do rio.
f) Zombava cruelmente do pobre babuíno.
g) O babuíno possui o traseiro rosado até os dias de hoje.
2) CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS ABAIXO, CONFORME O EXEMPLO: (lembre-se que sempre serão quatro quadrinhos)
 3) TRANSFORME OS ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS, CONFORME O EXEMPLO:
a) Babuíno inteligente: A inteligência do babuíno
b) Zebra imbecil: ____________________________
c) Duelo difícil: _____________________________
d) Animais espertos: _________________________
e) Pêlo branco: ______________________________
4) LIGUE OS ADJETIVOS ABAIXO AO SEU GRAU SUPERLATIVO:
5) MARQUE A COLUNA CORRESPONDENTE AO GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
SUBSTANTIVO
EPICENO
COMUM-DE-DOIS
SOBRECOMUM
Cientista



Zebra



Criança



Repórter



Babuíno



Pessoa



Estudante



6) DÊ O SUBSTANTIVO COLETIVO DE:
a) animais: _________________________________________
b) plantas: __________________________________________
c) estrelas: _________________________________________
7) SUBSTITUA AS LOCUÇÕES ADJETIVAS POR UM ADJETIVO CORRESPONDENTE:
a) pêlo com listras: _______________________       
b) parte de trás: ___________________________
8) RETIRE DO TEXTO UM ADJETIVO NO GRAU DIMINUTIVO: _____________________________________
9) PASSE AS FRASES PARA O PLURAL:
a) Olhe como sou bonita, macaco feio! _________________________________________________________________
b) A zebra avistou um babuíno muito feito. ______________________________________________________________


Um comentário:

isaac cabral disse...

poocha valeu, eu tenho prova amanhã e estava com necessidade de tarefas diferentes.