segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ATIVIDADES - Processo comunicativo, funções de linguagem, variantes linguísticas

1)COMPLETE O ESQUEMA DA COMUNICAÇÃO, APONTANDO A “FUNÇÃO” DE CADA ITEM. OBSERVE O EXEMPLO:
 
2) APONTE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO EM CADA CASO ABAIXO:
a) “É preciso ressaltar as necessidades universais do ser humano, a condição essencial de ser criança. Ao mesmo tempo, é importante valorizar as particularidades culturais de cada um”. (FISCHMANN, Roseli. CARDERNO DE VALORES HUMANOS. Mec, 2005).


b) para o homem honesto uma boa repoutação é a melhor herança.  Pensador Árabe.


c) “Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem de ferro; nem lho vimos. A terra, porém, em si, é de mui bons ares, assim frios temperados como os d’antre Doiro e Ninho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá.” Pero Vaz de Caminha."

d) 
3) IDENTIFIQUE A VARIEDADE LINGÜÍSTICA PRESENTE EM CADA UM DOS ENUNCIADOS ABAIXO:
a) “Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem de ferro; nem lho vimos. A terra, porém, em si, é de mui bons ares, assim frios temperados como os d’antre Doiro e Ninho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá.”

b) Aí elas pegaram as borracha e colocou elas nas parteleira de 
novo.

c) 
d) “Mais do vai-num-torna num se volta não já nem sei mais contas lũa faix que baldonei nosso lugá nada mais fregela o ispirito errante da cavêra ritirante dentro dos coro a chucaiá  pru vai-num-torna vamo ritirano e abaldonano as patra do sertão”.

e) “En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temëte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mãda p(er) q(ue) de os mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia.”

f) Oh cumpadre, é verdade que bispo é muito mais importante que padre?
- É, sim!
- Entonces a partir de agora eu vô chamá ocê de cumbispo!
 

Nenhum comentário: