domingo, 5 de setembro de 2010

ATIVIDADES DE INTER-RELAÇÃO TEXTUAL


Atividades de pós-leitura
a) Qual momento da piada é retratado pela ilustração? Circule a parte no texto.
b) Se retirássemos do texto o detalhe “a toda velocidade” (linhas 2 e 3), qual é a diferença que faria para a conclusão da história?
c) Se retirássemos do texto as linhas 9 a 12, o desfecho da história poderia ser o mesmo? Por quê?
d) Por que o menino ficou sem os dentes?
e) O texto conta uma história com uma certa repetição de atitudes. Que recursos foram utilizados para que não se escrevesse “e daí”?
f) Transforme a piada em uma tirinha.
g) Leia a tirinha do Radicci e complete o quadro abaixo:


PERSONAGENS PRINCIPAIS
MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZADOS
ELES ANDAVAM SEM...
ELES FICARAM SEM...
TIRINHA


1)____________
2) ____________
3) ____________


PIADA


1) ____________
2) ____________


h) Observando o quadro, o que as duas narrativas têm em comum?
i) O que têm de diferente?
i)Na tirinha em questão, descreva as expressões de Guilhermino:
- No primeiro quadrinho: ....................................................................................................
- No segundo quadrinho: .....................................................................................................
- No terceiro quadrinho: ......................................................................................................
j) Por que a expressão de Guilhermino muda no terceiro quadrinho?
k) Por que o segundo quadrinho foi desenhado de forma enviesada?
l) Que texto você achou mais engraçado: a piada ou a tira? Por quê?

Atividades de produção textual
1) Escreva uma história sobre algo que deu errado em sua casa (ou de pessoas conhecidas),
mas foi engraçado. Pode ser em forma de piada ou de tirinha.
2) Levar tombos nem sempre é engraçado, especialmente para quem é a vítima. Você acha certo rir de quem cai? O que se deve fazer nessas horas? Escreva uma história que comece com um passeio de dois grandes amigos (ou duas grandes amigas) e um deles (ou uma delas) leva um tombo na frente da turma toda. O que acontece depois?
3) Andar de bicicleta ou de skate é muito bom. Crie uma aventura que envolva um dos dois para resolver o problema.
4) Se você tivesse uma bicicleta mágica, quem levaria na carona? Para onde iriam? O que aconteceria lá? Crie uma aventura!
Outras atividades
- Reflexão, a partir do tema “queda de bicicleta e de skate”, sobre acidentes domésticos e de trânsito.
- Estudo das regras de trânsito e elaboração das regras de trânsito pelo pátio da escola e das respectivas placas indicativas.
- Levantamento dos locais no bairro onde há perigos no trânsito. Orientações para evitar acidentes no percurso casa - escola.

4 comentários:

Profª Jussara disse...

Parabéns!! Fabi adorei as tuas sugestões.
Vou utilizar algumas com meus alunos do 5ºano.
Grande abraço.

Ester Fofa disse...

Olá!Meu nome é Ester,eu não sou prfessora,mas sou aluna,e fiz meu blog de livros.Amei suas atividades,em ajudam muito nos estudos.Gostaria(se quiser) que pudesse ver meu blog.É:
http://meu-cantinho-de-livros.blogspot.com
Beijinhos!!Ah,fique a vontade e será um prazer tê-la como seguidora.Parabéns,seu blog é muito bom!

Ester Fofa disse...

Oii,seu blog me ajuda muito!Não sou professora mas sou aluna, e gostaria que viesse ver meu blog de livros(se quiser)é convidada a ser uma seguidora!
O endereço é:
http://meu-cantinho-de-livros.blogspot.com
Beijoss.

Fabi Behling disse...

Que legal Ester! Vi seu Blog e é muito interessante também. Que ótimo que gostas de ler e estejas compartilhando isso. Parabéns! Adicione um ícone no seu Blog, para as pessoas te seguirem. Bjs e parabéns!