segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TRABALHO DE LITERATURA - TURMA 231

QUESTÕES SOBRE O TEXTO 5

Brasil

O Zé Pereira chegou de caravela
E preguntou pro guarani da mata virgem
— Sois cristão?
— Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte
Teterê Tetê Quizá Quizá Quecê!
Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!
O negro zonzo saído da fornalha
Tomou a palavra e respondeu
— Sim pela graça de Deus
Canhém Babá Canhém Babá Cum Cum!
E fizeram o Carnaval
1) As vozes presentes no poema são:
a) poeta e colonizador
b) colonizador e negro
c) negro e índio
d) colonizador, poeta e negro
e) poeta, colonizador, índio e negro

2) O texto volta-se para qual época da história do Brasil?

Há uma Gota de Sangue no Cartão Postal
eu sou manhoso eu sou brasileiro
finjo que vou mas não vou minha janela é
a moldura do luar do sertão
a verde mata nos olhos verdes da mulata

sou brasileiro e manhoso por isso dentro
da noite e de meu quarto fico cismando na beira de um rio
na imensa solidão de latidos e araras
lívido
de medo e de amor

1) Sobre o que fala esse poema?
2) O poema se constrói sobre uma imagem suposta do brasileiro. Qual é essa imagem?
3) Quais as expressões poéticas que desmentem a felicidade obrigatória do "eu" do poema?

Nenhum comentário: