sábado, 1 de maio de 2010

TRABALHO TURMA 222 - CANTIGA DE AMIGO - 29/04/2010

CANTIGA DE AMIGO - D. DINIS
Ondas do mar de Vigo,                                                                    Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!                                                                       acaso vistes meu amigo?
E ai Deus, se verrá cedo!                                                                 Queira Deus que ele venha cedo!
Ondas do mar levado,                                                                      Ondas do mar agitado,
se vistes meu amado!                                                                      acaso vistes meu amado?
E ai Deus, se verrá cedo!                                                                 Queira Deus que ele venha cedo!
Se vistes meu amigo,                                                                       Acaso vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!                                                                        aquele por quem suspiro?
E ai Deus, se verrá cedo!                                                                 Queira Deus que ele venha cedo!
Se vistes meu amado,                                                                      Acaso vistes meu amado,
 
por que hei gran cuidado!                                                                por quem tenho grande cuidado (preocupação)?
E ai Deus, se verrá cedo!                                                                 Queira Deus que ele venha cedo!



QUESTÕES
1) A voz que fala na cantiga é uma voz masculina ou feminina?
2) A quem essa voz se dirige?
3) Qual é a sua insistente pergunta?
4) Identifique o refrão presente no texto.
5) Qual é o desejo expresso no refrão?

3 comentários:

leonardo disse...

ótimo só que poderia postar o gabarito.

Fabi Behling disse...

Para gabaritos, tens que deixar teu email. Não tenho postado no site, pois uso para trabalho com meus alunos.
Abraços!

Aribaldo disse...

gostaria de receber gabarito, afinal, achei as questpoes interessante. aribaldinho.campos@yahoo.com.br