terça-feira, 16 de março de 2010

TRABALHO 3º ANO (TURMAS 231 E 232) - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

TEXTO 1 

PRECISO ME ENCONTRAR
Antônio Filho Candeia

Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar...
Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer, quero viver...
Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar...
Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Quando eu me encontrar...
Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer, quero viver...
Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar...

1) Indique o número de orações presentes no texto.
2) Quantos versos são nominais?

TEXTO 2

Verbo crackar
Oswald de Andrade

Eu empobreço de repente.
Tu enriqueces por minha causa.
Ele azula para o sertão.
Nós entramos em concordata.
Vós protestais por preferência.
Eles escafedem a massa.
Sê pirata.
Sede trouxas.
Abrindo o pala.
Pessoal sarado.
Oxalá eu tivesse sabido que esse verbo era irregular.


1) Quantas orações há no poema?
2) Localize o(s) verso(s) nomianal(is).
3) O último verso do poema é um período simples ou composto? Explique:

Pessoal, atenção à data de entrega: 26/03/2010.

Nenhum comentário: