quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

TÉCNICAS PARA O TRABALHO COM SEPARAÇÃO DE SÍLABAS E ACENTUAÇÃO

1 - Nesta confusão de sílabas, existem algumas palavras escondidas. Organize-as de modo que não sobre nem falte nenhuma sílaba e escreva-as no quadro abaixo. Atenção: todas são palavras trissílabas e acentuadas.



LÂM
RE
DA
CA
HIS
HOR
TU
MO
PA
CO
GUÊS
POR
VO
RIA
JA
VEL
ÁR



PROPAROXÍTONAS
PAROXÍTONAS
OXÍTONAS











2 - Forme palavras de modo que a primeira sílaba da nova palavra seja a mesma com que terminou a palavra anterior.


OBS: oriente seus aluno nesta tarefa para que observem atentamente a última sílaba da palavra. A próxima palavra somente poderá começar com aquela sílaba.
Ex:  tapete
               tempestade (incorreto) - os alunos costumam raciocinar desta forma, por isso, é importantíssimo que percebam a diferença entre as sílabas.


       tapete             
               telhado (correto)


Outro exemplo, palavras que terminam com a sílaba -ção (e variações) devem ser as últimas, uma vez que não existem palavras que se iniciem com ç.

Nenhum comentário: