quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO - JOGO DO AUTÓDROMO

Separe os alunos em grupos e peça que desenhem um carrinho, recortando-o em seguida.
Desenhe o seguinte esquema no quadro e, no lugar do desenho dos carrinhos, cole os que foram feitos pelos alunos.

Em seguida, entregue uma folha para cada grupo, com as seguintes questões e peça para que marquem verdadeiro ou falso.

Coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas, considerando as mudanças ortográficas da Língua Portuguesa.
(     ) 1 - Perderam o trema palavras como cinquenta, aguentar e Muller.
(     ) 2 - Os ditongos abertos EI e OI não são mais acentuados. São exemplos disso as palavras "assembleia", "ideia", "geleia", "apoia", heroi", "constroi".
(     ) 3 - As palavras "enjôo" e "abençôo" perderam seus acentos. Agora escrevemos "enjoo" e "abençoo".
(     ) 4 - O acento diferencial continua valendo em PÔDE (pretérito) para diferenciar de PODE (presente).
(     ) 5 - Para (verbo) e para (preposição) não têm mais acento diferencial.
(     ) 6 - Por (verbo) e por (preposição) não têm mais acento diferencial.
(     ) 7 - Antes do acordo, escrevia-se AUTO-AJUDA. Agora, escreve-se AUTOAJUDA.
(     ) 8 - A palavra MICROÔNIBUS está correta grafada dessa maneira.
(     ) 9 - A palavra ANTIINFLAMATÓRIO não contém hífen.
(     ) 10 - Palavras como EX-MARIDO e EX-ALUNO não perderam o hífen.
(     ) 11 - A palavra INFRA-ESTRUTURA está correta.
(     ) 12 - A palavra AUTORRETRATO está correta.
(     ) 13 - AUTOAVALIAÇÃO agora escreve-se dessa forma.
(     ) 14 - A palavra CONTRARREGRA está correta.
(     ) 15 - A palavra PANAMERICANO está correta.

Dê um tempo para que os alunos respondam, na folha, a atividade. Quando todos os grupos estiverem prontos, entregue a um representante do grupo duas plaquinhas (que podem ser feitas de EVA)  uma representando um V e outra, um F.
Comece a fazer a correção. A cada sentença, os alunos que ficaram com as plaquinhas devem levantar simultaneamente a opção escolhida, ao comando da professora. 
Anote, na tabela desenhada no quadro, as respostas dos grupos.
Encerradas  as questões, o grupo cujo carrinho andou mais, será o vencedor.
Esta é uma maneira divertida de fazer com que os alunos gravem e se acostumem às novas regras da Língua Portuguesa. Muito menos maçante do que ficar despejando regras, não acham?!!!
Vale acrescentar que este jogo pode ser adaptado a qualquer conteúdo, basta mudar a folha de questões.



Um comentário:

Verena disse...

Adorei a sugestão. Bastante criativo.
Parbéns!
Verena Azevedo